Jogos Europeus Universitários – Um ano depois

Na cerimónia, foi hasteada a bandeira dos EUG Coimbra 2018, junto das bandeiras dos organizadores e dos 39 países participantes.

15 julho, 2019≈ 3 mins de leitura

“Temos de estar felizes e orgulhosos pelo que se passou”. O Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, foi um dos presentes na cerimónia que assinalou um ano dos Jogos Europeus Universitários – European Universities Games Coimbra 2018. Um ano depois, “parece que foi simples e que foi fácil, mas não foi”, sublinhou o responsável pela UC que não deixou de referir as vantagens e o legado deixado pelos EUG em Coimbra.

Na UC, “quando pensamos o desporto universitário, pensamos no futuro dos nossos estudantes”. Amílcar Falcão acredita que “o desporto é uma escola de formação e de valores” e “é esse o caminho”.

Um ano depois dos EUG Coimbra 2018, o Estádio Universitário de Coimbra voltou a ouvir o hino e a bandeira dos Jogos Europeus voltou a ser hasteada, lado a lado com as bandeiras das entidades organizadoras e dos 39 países participantes do que foi o maior evento multidesportivo alguma vez realizado em Portugal.

“A cidade ficou diferente com a receção de centenas e centenas de atletas que nos visitaram” mas “mais importante que recordar, é saber perspectivar o futuro”, acrescentou o vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Cidade. O munícipe sublinhou que “a AAC é a grande referência do desporto da nossa cidade, não só pelo número de secções como também pelos resultados que tem vindo a alcançar”. E deixou o desafio aos presentes, para aproveitar o legado dos EUG Coimbra 2018.

O mesmo desafio foi lançado pelo Presidente da Direção-geral da Associação Académica: “Coimbra não tem de ter medo de dizer que quer ser o número um do desporto universitário e que tem todas as condições para o fazer”. Daniel Azenha enalteceu o trabalho feito mas acredita que “é importante que os jovens saibam que podem vir para a UC e que aqui podem praticar desporto, com boas condições, não só quem já pratica, mas todos”.

Veja algumas fotos do evento aqui:

Um ano depois dos Jogos Europeus Universitários

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe