José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel

27 setembro, 2018≈ 4 mins de leitura

De 8 a 10 de outubro, o Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra realizam, no Convento São Francisco, o congresso internacional “José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel”.

A 8 de outubro, dia em que passam 20 anos sobre o anúncio da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, terá início, no Convento São Francisco, em Coimbra, o congresso internacional “José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel”. A sessão de abertura está marcada para as 9h30m, seguindo-se um dos momentos altos do congresso: a apresentação do Último Caderno de Lanzarote, inédito saramaguiano descoberto em julho passado.

Do programa constam quatro conferências plenárias, que contarão com as intervenções de Teresa Cristina Cerdeira (Universidade Federal do Rio de Janeiro), David Frier (University of Leeds), Roberto Vecchi (Università di Bologna) e Carlos Reis (Universidade de Coimbra), e três mesas plenárias: “Personagens e identidades”, “Diálogo sobre Deus e Saramago” e “Outros Saramagos: transmediações”. Durante os três dias haverá ainda lugar à apresentação de cerca de 60 comunicações.

Contando já com mais de duas centenas de inscrições, o congresso pretende reunir professores, investigadores, estudantes e público em geral. Para além do programa científico, o congresso contará com duas atividades paralelas: a 10 de outubro, após o encerramento do congresso por Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago, será representada uma adaptação dramatúrgica de O Ano da Morte de Ricardo Reis, pela companhia Éter – produção cultural, e, durante o congresso, serão entregues os prémios de um concurso de ensaios sobre Saramago destinado a estudantes do ensino secundário. O congresso foi acreditado como atividade formativa pelo conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua.

Segundo Carlos Reis, coordenador do CLP e membro da comissão executiva, este congresso pretende constituir uma oportunidade para reler a obra de Saramago e para discutir vários temas, como as representações da História em José Saramago, as suas personagens e alegorias, a obra poética, dramática e jornalística do autor, bem como as adaptações da sua obra a outros formatos, as polémicas em torno do autor e a sua fortuna crítica.

O congresso internacional “José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel” conta com os apoios da Reitoria e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, bem como da Fundação José Saramago e da Porto Editora.”

 

FLUC
Partilhe