Leonardo da Vinci revisitado na Universidade de Coimbra

Exposição é inaugurada a 1 de março, dia da UC.

27 fevereiro, 2020≈ 3 mins de leitura

“Leonardo da Vinci: tornar o conhecimento visível” é o nome da exposição que pretende revelar alguns mistérios do “universo criativo” de Leonardo da Vinci. A inauguração está marcada para 1 de março e a exposição vai ficar patente na Casa das Caldeiras até 20 de junho.

Os visitantes são convidados a revisitar “o génio multifacetado” que foi Leonardo da Vinci, afirma o diretor do Exploratório – Centro de Ciência Viva, Paulo Trincão. Tudo isto através da apresentação de 12 máquinas “métricas mas muito perfeitas em termos de técnicas de carpintaria”, desenhadas por Leonardo da Vinci e oferecidas pela IBM ao Museu Nacional da Ciência e da Técnica nos finais dos anos 60 e que “já não são expostas há cerca de 40 anos”.

Para além das máquinas, a exposição tem algumas novidades, adianta ainda Paulo Trincão. “O Museu da Ciência e a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (UC) têm uma coleção enorme, e nós vamos cruzar isso com os trabalhos de Leonardo [da Vinci]”. Por isso, vai ser possível ver, para além das máquinas, reproduções de desenhos e esquemas da autoria do artista renascentista lado a lado com objetos aí representados.

Com uma visão “mais colorida”, a organização da exposição criou “uma linha de tempo”, continua Paulo Trincão, “para contextualizar as diversas etapa da vida de Leonardo”. Tudo, a acontecer na Casa das Caldeiras, onde a exposição se vai “fundindo e articulando com a natureza do próprio espaço”.

“Estamos convencidos que vai ser um grande sucesso e interessante para todos os intervenientes”, acrescentou o Vice-Reitor e diretor do Museu da Ciência, Luís Simões da Silva. A exposição é uma iniciativa que se insere assim “no plano de atividades do Museu, que tem em planeamento e execução”. “São marcos relevantes do que vai ser este novo ímpeto do Museu da Ciência”.

A exposição “Leonardo da Vinci: tornar o conhecimento visível” tem entrada gratuita para a comunidade universitária e preços a variar entre os 5 (preço geral) e os 3.5 euros (preço para séniores e estudantes).

A exposição é uma organização conjunta entre o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Exploratório – Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe