Mapa USE-IT Coimbra, feito por locais para visitantes

Mapa pode ser encontrado em inglês e português, em formato impresso e digital, através de uma app gratuita.

22 junho, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Agora já se pode conhecer Coimbra de uma maneira que só os locais conhecem. Já está disponível o mapa USE-IT Coimbra, produzido por habitantes locais para viajantes.

A ideia dos mapas USE-IT é serem guias que “mostram as cidades reais, tal como elas são vividas pelos seus habitantes”. “É uma mapa sem bagatelas, com informações práticas e específicas”, explica Maria João Macedo da Associação Calota Esférica, organização responsável pelos mapas em Portugal.

Distribuídos gratuitamente, em papel ou através de uma app, o mapa contém dicas “honestas e não comerciais”. Um exemplo é “descobrir a cidade a partir de uma perspectiva não convencional”, dando a conhecer “os melhores petiscos locais, onde ficar, que sítios visitar, lojas e muitas outras”.

A Associação Calota Esférica é também responsável por outras edições dos mapas USE-IT desde 2010, tendo já sido editados mapas do Porto, Guimarães, Funchal, Braga. “A sensação que temos é que muita gente jovem quer vir a Coimbra, mas que sente que não tem muita informação direcionada”, destaca o editor do mapa USE-IT, Carlos Azeredo Mesquita.

“O facto de Coimbra ser uma cidade com um património construído muito interessante e com muita coisa para visitar” desencadeou a “necessidade de colmatar essa falha, em termos de criação de um certo tipo de material turístico, que agora já está disponível”, finaliza Carlos Azeredo Mesquita.

Estas iniciativas fazem parte de uma rede europeia que publica mapas em mais de 40 cidades, tais como Bruxelas, Praga, Oslo ou Bordéus. Os mapas estão disponíveis na versão inglesa e portuguesa.

Karine Paniza e Marta Costa
Partilhe