Agora já se pode conhecer Coimbra de uma maneira que só os locais conhecem. Já está disponÃvel o mapa USE-IT Coimbra, produzido por habitantes locais para viajantes.
A ideia dos mapas USE-IT é serem guias que “mostram as cidades reais, tal como elas são vividas pelos seus habitantes”. “É uma mapa sem bagatelas, com informações práticas e especÃficas”, explica Maria João Macedo da Associação Calota Esférica, organização responsável pelos mapas em Portugal.
DistribuÃdos gratuitamente, em papel ou através de uma app, o mapa contém dicas “honestas e não comerciais”. Um exemplo é “descobrir a cidade a partir de uma perspectiva não convencional”, dando a conhecer “os melhores petiscos locais, onde ficar, que sÃtios visitar, lojas e muitas outras”.
A Associação Calota Esférica é também responsável por outras edições dos mapas USE-IT desde 2010, tendo já sido editados mapas do Porto, Guimarães, Funchal, Braga. “A sensação que temos é que muita gente jovem quer vir a Coimbra, mas que sente que não tem muita informação direcionada”, destaca o editor do mapa USE-IT, Carlos Azeredo Mesquita.
“O facto de Coimbra ser uma cidade com um património construÃdo muito interessante e com muita coisa para visitar” desencadeou a “necessidade de colmatar essa falha, em termos de criação de um certo tipo de material turÃstico, que agora já está disponÃvel”, finaliza Carlos Azeredo Mesquita.
Estas iniciativas fazem parte de uma rede europeia que publica mapas em mais de 40 cidades, tais como Bruxelas, Praga, Oslo ou Bordéus. Os mapas estão disponÃveis na versão inglesa e portuguesa.
Karine Paniza e Marta Costa
Redes Sociais
« Universidade de Coimbra, Alta e Sofia: cinco anos de Património Mundial O Roteiro Gastronómico Sons da Cidade continua »