Museu da Ciência recebeu o concurso FameLab 2018

A eliminatória regional de Coimbra teve lugar a 6 de março e selecionou alguns concorrentes para irem as semifinais para a edição nacional. 

07 março, 2018≈ 3 mins de leitura

A edição nacional do Famelab2018 contou, pela primeira vez, com uma eliminatória regional em Coimbra. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) foi palco para os concorrentes mostrarem, em três minutos, a capacidade de comunicar ciência. Uma iniciativa como o FameLab “é uma possibilidade de ter uma maior consciencialização da necessidade de divulgar ciência de uma maneira simples e que chegue às pessoas. Isto é algo que só conseguirmos se treinarmos”, afirma o vice-reitor da UC, Amílcar Falcão.

O FameLab é um concurso internacional e em Portugal, é promovido pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica e pelo British Council. Tem como objetivo principal “aproximar a ciência e os cientistas do público em geral” e é direcionado a maiores de 18 anos nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática.

O júri da Universidade de Coimbra selecionou três concorrentes para as semifinais: João Cardoso, João Castelhano e Fábio Sousa. As provas têm lugar a 18 de março no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. O público que assistiu às apresentações também elegeu um candidato para receber uma menção honrosa.

A eliminatória em Coimbra foi organizada pela UC. Sobre continuar a parceria no futuro, Amílcar Falcão não hesita. “A nossa política é de aumentar a componente de divulgação científica, e a ideia é crescer, e fazer mais e melhor no futuro”, revela o vice-reitor.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe