Noite Europeia dos Investigadores na Universidade de Coimbra – há 10 anos a mostrar ciência à sociedade

Museu da Ciência, Jardim Botânico ou Rómulo - Centro Ciência Viva são apenas alguns que locais que participam na iniciativa onde a ciência sai do laboratório para a rua.

25 setembro, 2019≈ 3 mins de leitura

Desde 2009 que em Coimbra, última sexta-feira de setembro é uma sexta-feira diferente. À semelhança do que já acontecia no resto da Europa, nos últimos dez anos, também aqui, a ciência sai à rua com o objetivo de aproximar cientistas da sociedade. É a Noite Europeia dos Investigadores quem durante dez anos consecutivos tem promovido diversas atividades um pouco por toda a cidade.

Este ano não é exceção e com o tema “Ciência na Cidade”, a Noite Europeia dos Investigadores 2019 acontece a 27 de setembro. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra em conjunto com o Jardim Botânico da UC, o Rómulo – Centro Ciência Viva da UC, e o Núcleo Museológico do Mar, na Figueira da Foz, organizam várias atividades à volta do tema. De acordo com a organização, o objetivo passa por focar “as principais preocupações das comunidades urbanas relacionadas com as alterações globais previstas para as próximas décadas, destacando a relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades do futuro e a preservação do património cultural como fator essencial à sustentabilidade”.

O programa completo das atividades em Coimbra na edição deste ano da Noite Europeia dos Investigadores está disponível na página dos promotores:

Jardim Botânico: www.uc.pt/jardimbotanico/NEI2019/

Museu da Ciência da UC: www.museudaciencia.org/index.php?module=events&option=calendar&id=964

Rómulo – Centro Ciência Viva da UC: www.uc.pt/iii/romuloccv/article?key=a-46a8580067#Noi

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe