Nos cinco anos de classificação Património Mundial da Humanidade, a UC inaugura memorial evocativo

Inauguração insere-se no programa do Sons da Cidade 2018.

21 junho, 2018≈ 3 mins de leitura

Criar uma peça que fosse um “legado-objeto” e que assumisse “a condição de Obra de Arte em espaço público”. Foi assim que se iniciou o processo de criação de um “memorial evocativo da atribuição pela UNESCO do galardão de Património Mundial da Humanidade” para “residir na Via Latina e Rua da Sofia”, explica o diretor criativo do Projeto de Imagem Media e Comunicação da Universidade de Coimbra (PIMC/UC), António Barros.

afirmar respeito por um património que aqui se sublinha e elege na moldura do tempo e do elogio

Sobre a peça, que se propõe “não macular a arquitetura já gerada, a nobreza do edificado, e o património comprometido do envolvente”, António Barros revela que foram resgatadas “técnicas tradicionais de fundição de metais nobres como o bronze, e da formulação canónica dos moldes, procurou sublinhar-se a condição de labor oficinal da construção e, fundamentalmente, a humanidade e sentido de pessoa que urge fazer prevalecer, e que a arte zela por comungar ofertando os seus desígnios formais, e mesmo conceituais, através do trabalho da matéria”.

“O objeto criado foi desenhado na condição de fazer cumprir uma identidade visual antes implementada no lugar”, sublinha o responsável. “A paleta cromática trabalhada nos diferentes materiais e suportes implementados nesta esfera assume uma vontade de diálogo, e harmonização, com os materiais e matérias já residentes no lugar sinalizado”, continua António Barros. O objetivo, revela, é a procura em “afirmar respeito por um património que aqui se sublinha e elege na moldura do tempo e do elogio”.

A cerimónia de inauguração tem lugar a 22 de junho, sexta-feira, pelas 12 horas, no Paço das Escolas.

 

Texto: Karine Paniza e Marta Costa
Vídeo: François Fernandes, Karine Paniza, Marta Costa e Milene Santos
Partilhe