Novo presidente da AAC quer maior apoio na Ação Social

Desporto universitário e aproximação à cidade são outras das grandes apostas da equipa de estudantes que tomou posse no auditório da Faculdade de Direito

22 janeiro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“O reforço da ação social direta tem de ser feita através de uma nova revisão do Regulamento de Atribuição de Bolsas, eliminando as injustiças que subsistem”, afirmou José Dias, o novo presidente da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) durante o discurso de tomada de posse que teve lugar no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC). A cerimónia realizou-se a 21 de janeiro, perante um auditório cheio de estudantes, docentes e responsáveis da UC e da cidade.

O estudante realçou a necessidade de contabilizar, “para efeito de atribuição de bolsa”, os redimentos brutos dos agregados familiares. “Devendo a mudança passar pelos rendimentos líquidos, sob pena de excluir estudantes do sistema de proteção social”, referiu.

O estudante da Faculdade de Economia destacou a importância da classificação da UC: Alta e Sofia como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO e dos Jogos Europeus Universitários de 2018 como dois grandes marcos. No entanto, José Dias recordou que “tem de existir uma estratégia concertada entre a AAC, a UC e a Câmara Municipal de Coimbra para se aproveitar todas as vantagens inerentes de modo a dinamizar e a melhorar as áreas envolvidas”.

 

 

 

Na área desportiva, o novo presidente da DG/AAC revelou a criação de “um gabinete de desporto criado entre a AAC e a UC”, projeto que se encontra “na sua formalização final”. Um desafio para o qual “as seções e organismos da casa estão preparados”, garante José Dias, “demonstrando na sua plenitude o papel desempenhado ao serviço da sociedade”. “O pensamento conjunto da cultura e do desporto, a cooperação na cidade e no País, servirão como principais elementos reformadores de áreas centrais para o desenvolvimento humanista”, adiantou ainda o dirigente estudantil.
A avaliação do ensino centrado nos estudantes foi também um dos temas focados no discurso inaugural de tomada de posse de José Dias. Para o estudante, este passo “significa colocarmo-nos como pioneiros em Portugal, e como um dos primeiros países da Europa a dar uma importância redobrada ao pilar de toda a reforma de Bolonha”.
Partilhe