O ano em que celebrámos os 725 anos da Universidade de Coimbra

Em 2015 foram muitas as iniciativas que marcaram o aniversário da UC. Convidamo-lo a recordar algumas.

30 dezembro, 2015≈ 3 mins de leitura

A Universidade é feita de estórias e de História. Os 725 anos da Universidade de Coimbra foram um momento histórico que quisemos oferecer também a todos os que, de uma forma ou de outra passaram, passam e vão um dia passar pela UC.

Porque a história da UC também é feita de pessoas, convidámos a sociedade a mostrar, através da fotografia, os espaços que foram classificados como Património da Humanidade pela UNESCO, e “A Minha UC tem 725 anos” tornou-se uma exposição. Durante um ano, tivemos diversos”guias improváveis” a mostrar a Universidade de Coimbra. Guias como músicoscomediantes ou mágicos. A mesma Universidade que, num ano, se tornou teatromúsica e dança. Ao assinalar 725 anos, a UC tornou-se postal.

Celebrámos ainda um lançar de dados também na arte contemporânea, organizando, a par com o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra, a primeira edição da Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra – AnoZero. Juntámos milhares de pessoas no Pateo das Escolas para um espétaculo multimédia único, de video mapping que mostrou Uma História de Luz. E encerrámos as comemorações com um grande evento, o Congresso Internacional – Língua Portuguesa: Uma Língua de Futuro que, durante três dias, juntou mais de 300 participantes no Centro de Congressos do Convento de S. Francisco.

Foram muitas as iniciativas que marcaram este ano. É impossível destacá-las a todas, mas convidamo-lo a si a partilhar connosco qual foi o momento que mais gostou. 2015 foi um ano de momentos altos que vale sempre a pena recordar. Fica o convite de rever todas as iniciativas que marcaram as comemorações dos 725 anos da UC aqui.

 

 

Partilhe