O Charme do Kung Fu Chinês chegou e encantou a Universidade de Coimbra

Espetáculo do Grupo de Arte da Universidade de Educação Física e Desporto da Capital, China, realizou-se no Pavilhão 3 da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC.

17 outubro, 2019≈ 3 mins de leitura

Wushu, ou “Kung Fu”, é uma arte marcial conhecida e reconhecida que tem ganho cada vez mais adeptos um pouco por todo o mundo. Através da dança e da técnica desportiva, “O Charme do Kung Fu Chinês” é um espetáculo organizado pelo Grupo de Arte da Universidade de Educação Física e Desporto da Capital, que já visitou mais de 30 países. Promovido pelo Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra (ICUC), em parceria com a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC (FCDEFUC), o Pavilhão 3 recebeu “Hua Xia Feng Kung Fu”, a nova criação que tem por base a origem e o desenvolvimento da arte marcial.

Os atores e atrizes mostraram, em vários atos, a Origem do Wushu, a Arte do Wushu, o Wushu na Guerra, o Wushu e a Música e o Charme do Wushu. A arte com o pincel de caligrafia chinesa, espadas, guarda-chuvas ou leques, os movimentos elegantes dos participantes ecoou no pavilhão.

O evento é, para o diretor do ICUC, Huang Zaiwei, “uma oportunidade de fazer mais uma ligação entre as duas culturas, em Portugal e na China”.

“É com muito prazer que a FCDEFUC acolhe esta exibição, que nos é trazida por este grupo”, acrescentou o diretor, José Pedro Ferreira. “As relações institucionais futuras de cooperação têm tudo para ser bem sucedidas”.

Com a presença do campeão de Wushu Chinês, Zhao Qingjian, o espetáculo teve um momento de interação com o público, onde estudantes da Universidade de Coimbra, nacionais e internacionais, tiveram oportunidade de experimentar alguns movimentos de Kung Fu.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe