O maior evento de empreendedorismo jovem invadiu Coimbra

Cerca de 600 jovens empreendedores dos mais de 50 centros espalhados por Portugal, Espanha e Argentina participaram na iniciativa organizada pelo Centro Explorer Space Universidade de Coimbra.

10 julho, 2019≈ 3 mins de leitura

Está encontrado o grande vencedor do Explorer Day 2019. Andrés Moreno do UCLM Space, com o projeto Zefrict, tem bilhete garantido para Silicon Valley, região de referência mundial em inovação e empreendedorismo, nos EUA.

Cerca de 600 jovens empreendedores dos mais de 50 centros Explorer espalhados entre Portugal, Espanha e Argentina, estiveram em Coimbra, no Convento de São Francisco, para o que é considerado o maior evento de empreendedorismo jovem, o Explorer Day 2019. Realizado pela primeira vez em Portugal, o evento, que vai na sua 10.ª edição, é o culminar de cinco meses de iniciativas de tutoria e formação em ideias de negócio e empreendedorismo dentro dos Centro Explorer. O centro Explorer Space Universidade de Coimbra alia-se ao projeto pelo segundo ano, numa iniciativa que é considerada já, um sucesso.

“Procuramos, no dia-a-dia, ter impacto na sociedade. Não só através do ensino e da investigação, mas agora mais do que nunca promovendo a inovação e o empreendedorismo no meio da comunidade estudantil.” O Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, deixou o repto para que “em Portugal seja dado o próximo passo e que outras instituições de ensino superior possam seguir este exemplo. O Explorer Day será, certamente, uma excelente experiência para mostrarmos ao exterior a importância desta parceria de sucesso”.

“Seja pelas capacidades adquiridas ou pelas ideias originais que vingam no mercado, são justos vencedores da vossa geração, com características únicas na sociedade. Saibam as instituições aproveitar os vossos rasgos de génio e a vossa coragem para conseguirem encontrar novas soluções para os problemas que a sociedade ainda enfrenta”, sublinhou Amílcar Falcão. A mesma ideia destacou também o Diretor do Santander Universidades Portugal ao sublinhar que “todos são verdadeiros vencedores”. Marcos Ribeiro recordou os números do projeto Explorer, que envolveram, em 2019, um total de 1808 jovens de Portugal, Espanha e Argentina, responsáveis por 1050 projetos desenvolvidos. “Chegar aqui diz muito de vós e dos vossos projetos”.

Mais informações sobre o evento aqui.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe