Obra de Mário de Sá-Carneiro invade Coimbra

Escritor é lembrado através de iniciativas na baixa da cidade durante os dias 26 e 27 de abril

22 abril, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

O evento “Mário de Sá-Carneiro em Coimbra: Centenário da Morte do Escritor” dura dois dias e consiste em várias atividades para assinalar a efeméride. Organizada pela editora Alma Azul, em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) no âmbito da 18.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC), a iniciativa realiza-se nos dias 26 e 27 de abril, um pouco por toda a baixa da cidade com o objetivo de recordar o escritor.

pôr a poesia e a prosa de Mário de Sá-Carneiro ao serviço da animação cultural que a Baixa de Coimbra necessita

A iniciativa trata-se de “dois percursos de leituras da Obra do Mário de Sá-Carneiro”, afirma Elsa Ligeiro, responsável pela editora Alma Azul. O evento pretende “pôr a poesia e a prosa de Mário de Sá-Carneiro ao serviço da animação cultural que a Baixa de Coimbra necessita” e ainda “assinalar os estabelecimentos mais antigos e mais curiosos da cidade de Coimbra”, explica.

A 26 de abril, pelas 16 horas, vai ser feita a leitura de “Diários: Página dum Suicida”, pelo Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC). Já pelas 18 horas, no Hotel Avenida, antiga residência do poeta, realiza-se uma conferência-debate com a presença de Carlos Saraiva, professor auxiliar da UC, com o tema “O Suicídio anunciado de Mário de Sá-Carneiro”.

O segundo dia de atividades promete surpresas. Às 18 horas, as lojas de Comércio Tradicional da Baixa de Coimbra são tomadas pelo TEUC para a leitura e distribuição de poemas do autor e o evento termina no Café Santa Cruz com a interpretação do poema “Manucure” por João Grosso e a apresentação de beatboxing por Jorge Albuquerque.

“Mário de Sá-Carneiro em Coimbra: Centenário da Morte do Escritor” leva o público percorrer o mesmo caminho que o autor, quando foi, por cerca de três meses, estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC). Elsa Ligeiro destaca o objetivo de “dinamizar toda a baixa” através de “leituras múltiplas de poesia e prosa para lembrar um autor que passou por Coimbra”, conclui.

 

 

Reportagem por Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Partilhe