Os desafios da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física hoje

O evento tem lugar a 19 de fevereiro no Convento de São Francisco.

16 fevereiro, 2018≈ 3 mins de leitura

A 19 de fevereiro, a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) está de parabéns. A Sala Conventual do Convento de São Francisco recebe as comemorações do 26.º aniversário da FCDEFUC. Para além da cerimónia protocolar, o programa do Dia da Faculdade inclui “a atribuição de três prémios a alunos ou antigos estudantes da faculdade”, revela do diretor, António Figueiredo.

dar um salto qualitativo muito importante

O prémio de mérito académico é atribuído “ao estudante com a melhor classificação no último ano letivo”. Para além disso, vão ainda ser entregues o Prémio Carreira, atribuído este ano ao antigo aluno da faculdade e atual treinador de futsal do Sporting, Nuno Dias, e o Prémio de Mérito Desportivo, entregue também a um antigo aluno da FCDEFUC. O galardoado em 2018 é “André Sousa, guarda-redes da equipa da Seleção Nacional de Futsal que agora se sagrou campeã europeia”, desvenda António Figueiredo.

O programa inclui ainda duas conferências que vão debater “questões de grande pertinência e de grande alcance”, na opinião do diretor da FCDEFUC. A primeira vai ser proferida pelo professor jubilado da Universidade do Porto, Jorge Bento, que vai “falar do papel das ciências do desporto na Lusofonia, particularmente no que diz respeito à manutenção e incremento do movimento lusófono em torno das ciências do desporto e educação física, até como forma de expansão da Língua Portuguesa”, sublinha António Figueiredo.

Já a segunda conferência está a cargo do presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, Pedro Sequeira, “que virá conversar connosco relativamente à importância do ensino superior na formação de treinadores em Portugal”.

Quanto ao legado de 2018 para o futuro da faculdade, António Figueiredo admite que “algumas intervenções complementares do ponto de vista estrutural” vão permitir “dar um salto qualitativo muito importante”.

O programa completo das comemorações do 26.º aniversário da FCDEFUC pode ser consultado aqui.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe