Paço Real e conjuntos escultóricos da Alta sofrem intervenção

O orçamento das obras de requalificação é na ordem dos 140 mil euros.

07 maio, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Nas últimas semanas, o Paço Real está a ser intervencionado. Obras de requalificação nos portais e conjuntos escultóricos têm como objetivo principal a “manutenção e intervenção destes elementos” explica o Vice-Reitor para o Património, Edificado e Infraestruturas, Alfredo Dias. Limpeza, recuperação de juntas e garantir a “homogeneidade em relação a elementos que já tinham sido recuperados” é também o que se pretende com o processo.

As zonas intervencionadas são o portal de acesso aos Gerais, o portal manuelino da Capela de São Miguel e o portal da Capela de São Pedro. Já os conjuntos escultóricos que estão a ser intervencionados são os que se encontram no largo da Porta Férrea e nos edifícios da Faculdade de Medicina e nos Departamentos de Física e Química. Para além disso, as obras de requalificação incluem “a recuperação da fachada da Capela de São Miguel, na zona que ainda não tinha sido intervencionada”, acrescenta Alfredo Dias.

Prevê-se que “a intervenção de recuperação que está a decorrer esteja terminada antes do verão”, adianta o Vice-Reitor. De acordo com Alfredo Dias há mais obras de requalificação previstas para breve. O responsável revela que deve seguir-se uma empreitada de “recuperação e modernização dos sistemas de iluminação do Pátio”, seguindo-se outras, “relacionadas com o Pátio e com Colégio de São Pedro e Palácio Real, nomeadamente coberturas, fachadas, acessibilidades”.

A obra foi orçamentada em cerca de 140 mil euros e é financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO2020).

 

Veja aqui algumas fotos das obras de requalificação:

Obras de Requalificação do Paço Real e conjuntos escultóricos da Alta

 

Marta Costa
Partilhe