Painéis solares no Polo 2 – Um percurso para a sustentabilidade

22 outubro, 2019≈ 3 mins de leitura

São 1 812 painéis no total, espalhados pelos edifícios da Unidade Central e de Engenharia Mecânica (desde 2012), Engenharia Informática (2016), Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (2017), e, desde outubro de 2019, na Engenharia Química e Engenharia Civil, com uma potência combinada de 430 kW, o suficiente para percorrer cinco milhões de quilómetros anuais num veículo elétrico. O Polo 2 da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acaba de dotar “todos os edifícios de sistemas fotovoltaicos, produzindo energia elétrica para injeção na rede e autoconsumo”.

O Vice-Reitor da UC, Luís Neves, anterior diretor da FCTUC que acompanhou o processo de instalação da maioria dos painéis, apresentou o projeto que engloba “valores muito significativos” não apenas na redução de emissão de CO2 – na ordem das 182 toneladas anuais estimadas – como também no retorno financeiro esperado – na ordem dos 112 mil euros, com uma produção de 678 000 kWh. “Uma quantidade de energia bastante significativa”, adiantou o responsável.

O projeto, financiado com o apoio do Santander Universidades no âmbito do convénio com a Universidade de Coimbra, surge “numa altura em que o mundo mudou”, referiu Adelaide Costa, diretora comercial do Santander. Antes, “os grandes desafios eram a internacionalização e o património”. Hoje “há novos desafios como a pegada ambiental e a promoção das boas práticas, a nível interno e externo”. “Verificamos que a UC partilha as nossas preocupações e coloca-as no topo da agenda”, sublinhou Adelaide Costa.

“A UC não acordou hoje para os problemas ambientais”, acrescentou o Reitor da Universidade, Amílcar Falcão. “Com números arrasadores”, o responsável demonstrou “grande satisfação” em ver inaugurado o sexto bloco de painéis fotovoltaicos no Polo 2 da FCTUC, o que reforça a ideia em levar a UC num caminho para “criar soluções alternativas também para os polos 1 e 3”.

Mais informações sobre a instalação dos sistemas de energia solar fotovoltaica no Polo 2 aqui.

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe