Para além da carreira académica

17 outubro, 2014≈ 3 mins de leitura

© Diogo Proença

A Universidade de Coimbra (UC) recebe pela primeira vez a conferência “Emerging Pathways for Young Scientists” entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro.

Destinado a alunos de Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento, a iniciativa tem como foco principal dar a conhecer as “carreiras não tradicionais”, dentro das áreas científicas. “O mundo está em constante mudança e é fundamental termos capacidades para melhor nos adaptarmos”, explica Diogo Proença, embaixador da ASM e organizador do evento.

A carreira académica apresenta cada vez menos oportunidades para os investigadores de áreas científicas. Por isso, o organizador decidiu mostrar outras soluções para os investigadores, como a comunicação de ciência, as organizações não governamentais ou as carreiras empresariais. Para a segunda edição espera-se “uma maior diversidade de representantes de institutos portugueses”, adianta o investigador, e “uma maior interligação entre eles”.

O mundo está em constante mudança e é fundamental termos capacidades para melhor nos adaptarmos

A primeira edição realizou-se na Universidade de Aveiro, em dezembro de 2013. Em 2014, a conferência “Emerging Pathways for Young Scientists” conta com a participação de Maria João Leão, da Maratona da Saúde, para falar sobre a Comunicação de Ciência; Joana Moscoso, da NativeScientist, para o tema de Organização Não Governamental; Simão Soares, da SilicoLife que vai falar sobre o sector empresarial, e Paulo Pereira, representante do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Durante o segundo dia do evento vão ser realizados dois workshops: “ASM Virtual Workshop on Scientific Writing” e “ASM Virtual Workshop on Art of Science Communications”. Uma novidade em relação ao ano passado que tem como objetivo oferecer “capacidades de adaptação a esse mundo em constante mudança”, refere Diogo Proença.

A iniciativa é organizada pela Sociedade Americana de Microbiologia (American Society for Microbiology – ASM), através de Diogo Proença, investigador da UC e embaixador da ASM em Portugal desde 2013. O evento é gratuito para os membros da ASM. A conferência realiza-se no Anfiteatro III, Edifício do Colégio de S. Bento e as inscrições estão abertas até 20 de outubro.

Mais informação na página oficial do evento aqui

 


.

Partilhe