Património, história e música na iniciativa “De Santa Cruz à Torre de Anto”

A iniciativa assume-se como uma viagem que percorre alguns dos espaços classificados como Património Mundial pela UNESCO.

22 setembro, 2015≈ 4 mins de leitura

© UC | François Fernandes

A tarde do dia 27 de setembro vai ficar marcada em Coimbra pela iniciativa “De Santa Cruz à Torre de Anto”. O projeto visa articular Coimbra e a sua história com a música que se fez na cidade ao longo dos séculos.

“De Santa Cruz à Torre de Anto” está estruturado como uma viagem que vai passar por alguns dos sítios classificados como património Mundial pela UNESCO. Em cada um dos espaços escolhidos, Igreja de Santa Cruz, Sé Velha, Sala dos Capelos (Universidade de Coimbra), Colégio de Jesus (Sé Nova) e Torre de Anto, vai decorrer uma atuação musical e uma intervenção histórica sobre o local em causa.

De acordo com a organização do evento, “vão convergir as diferentes visões dos anfitriões que, melhor do que ninguém, conhecem o itinerário, ao longo dos tempos, do espaço que guardam e, também, dos Maestros dos três coros envolvidos, aludindo à relação entre Coimbra a sua Música e o local onde se encontram”.

 

 

O percurso, que se inicia em Santa Cruz, vai também passar por alguns dos locais que integram o Pátio das Escolas, designadamente a Biblioteca Joanina, a Capela de São Miguel e o próprio Páteo, enquadrado pela Torre da UC e a Via Latina.

A iniciativa “De Santa Cruz à Torre de Anto” acontece no dia em que assinala o Dia Mundial do Turismo.

 

Facebook e programação do evento aqui.

 

O horário das atuações será aproximadamente o seguinte (dependente das condições climatéricas previsíveis, bem como o tempo útil de luz solar):
15.00 h
Igreja de Sta. Cruz
Atuação do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra
16.00 h
Sé Velha
Atuação do Coro D. Pedro de Cristo
17.00 h
Universidade de Coimbra (Sala dos Capelos)
Atuação de (Interpretes a designar)
18.00 h
Colégio de Jesus (Sé Nova)
Atuação do Coral Poliphonico
18h45
Torre de Anto
Atuação do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra
Atuação do Coro D. Pedro de Cristo
Atuação do Coral Poliphonico
Atuação do Grupo de Fados do CAOUC
Cada atuação terá uma duração de cerca de quinze minutos, acrescida de uma intervenção de cerca de cinco minutos sobre o local e cinco minutos sobre o respectivo significado em termos artísticos, à qual importa acrescer o tempo de deslocação entre locais.
Partilhe