Percorrer a estrada mais longa de Portugal em bicicleta por um fim solidário

Projeto Travessia Solidária foi apresentado com o apoio da Universidade de Coimbra, da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Federação de Andebol de Portugal.

31 maio, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Rui Santos

O desafio é percorrer a estrada mais longa de Portugal em bicicleta. São, no total, 738,5 quilómetros, entre Chaves e Faro, na EN2. A iniciativa é do Projeto Anónimos e foi apresentada hoje, no pavilhão 3 do Estádio Universitário de Coimbra.

“Os Anónimos são um grupo de amigos que se juntaram por uma paixão comum”, explica Amândio Santos. O docente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) acrescenta que, desta vez, houve “uma causa maior”. “A causa é ajudar o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais”.

Assim, a partir de dia 4 de junho, os Anónimos vão partir de Chaves e percorrer a Estrada Nacional 2 durante cinco dias. “Queremos levar a mensagem não apenas a Coimbra, mas de norte a sul do país”, afirmou Amândio Santos. Pelo caminho têm o intuito de angariar fundos para a aquisição de material desportivo para a equipa de andebol adaptado do centro de reabilitação.

O projecto que, nas palavras do docente, está “carregado de simbolismo”, conta com o apoio da Universidade de Coimbra, da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Federação de Andebol de Portugal, contando com o acompanhamento de inúmeras equipas e grupos de ciclistas de diversas regiões na passagem pelos 11 Distritos, 36 Municípios, 70 Localidades, nas cinco etapas. os Anónimos vão ainda contar com o apoio de muitos atletas olímpicos.

“A UC é uma universidade de causas”, sublinhou António Figueiredo, diretor da FCDEFUC, e “cumpre o seu papel”. Por isso mesmo, a Travessia Solidária vai ser, para o responsável, “uma aventura extraordinária”.

 

Conheça aqui todas as etapas da Travessia Solidária

Partilhe