Plano Estratégico 2015-2019 apresentado ao Conselho Geral

28 setembro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

O Conselho Geral apreciou os princípios, metas e indicadores enunciados na versão atual da proposta do Plano Estratégico 2015-2019, na primeira reunião deste órgão de governo da Universidade após o período de férias. Esta versão inclui muitas sugestões feitas pelos membros do Conselho e por outros membros da comunidade universitária.

A aprovação final só deverá ocorrer em novembro, pelo que até lá continua aberta a receção de contribuições, que podem ser feitas através da página www.uc.pt/planeamento/contributo2015_2019 .

O Plano Estratégico será complementado com os Planos de Ação, que deverão concretizar as iniciativas estratégicas da Universidade de Coimbra, sistematizando as principais ações a desencadear pela equipa reitoral e por todas as unidades orgânicas. O alinhamento destes planos com as linhas estratégicas agora definidas será essencial para a UC alcançar em 2019 as metas que se propõe atingir, pois só esforços coordenados permitirão à Universidade de Coimbra afirmar-se como uma Universidade Global.

O novo Plano Estratégico incorpora uma análise prospetiva, e uma exploração de cenários de enquadramento, do ambiente estratégico onde a Universidade de Coimbra irá competir e cooperar, num horizonte temporal alargado (2025). A identificação e a análise de elementos estruturantes da envolvente externa global – forças de mudança, tendências, incertezas, oportunidades e riscos – e o seu acompanhamento permanente são essenciais para a tomada de decisões estratégicas.

Outra das novidades do Plano Estratégico é a introdução explícita da vertente da sustentabilidade, transversal e basilar a todos os pilares estratégicos (que são a investigação, o ensino, a comunidade, as pessoas, os recursos económico-financeiros e as infraestruturas), englobando as áreas da internacionalização, a cidadania e inclusão, a marca Universidade de Coimbra, a comunicação e o ambiente.

A concretização da estratégia de globalização da Universidade de Coimbra depende da estabilidade do processo de planeamento e da aplicação dos princípios da melhoria contínua, sendo decisiva a participação de todos os membros da comunidade académica.

 

 

Conheça a versão atual do Plano Estratégico 2015-2019 em www.uc.pt/planeamento.

 

Partilhe