Porquê participar na Semana da Carreira da Universidade de Coimbra

Estudantes da UC contam a sua experiência nas diversas iniciativas da Semana da Carreira 2016.

29 fevereiro, 2016≈ 3 mins de leitura

Durante as sessões, “aprendi que, quando for a alguma entrevista, devo tentar ser mais claro e mais breve. Às vezes, alongo-me no discurso e agora vou tentar ser mais objetivo”, explica José Oliveira, recém diplomado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Desenvolver competências transversais e valorizar as soft skills são alguns dos objetivos das sessões. Cátia Santos destaca essas soft skills, adquiridas “para além do curso”, como a forma de diferenciar os candidatos durante a procura de emprego. São elas “que nos podem marcar pela positiva junto as empresas nas quais estaremos a tentar ingressar” refere a estudante da FCTUC.

“Hoje em dia, se uma pessoa quer marcar pela diferença, deve tentar fazer estágios curriculares ou profissionais e tentar recorrer sempre a novas formações”, acrescenta José Oliveira. Isto porque também “o mercado é algo sempre em constante mudança”, justifica José Oliveira.

Entre 17 de fevereiro e 17 de março, a Semana da Carreira da Universidade de Coimbra vai estar nas oitos faculdades da Universidade de Coimbra. As sessões visam dotar os participantes de instrumentos de análise dos processos de recrutamento e de competências para a sua valorização na abordagem à atividade profissional.

A Semana da Carreira começou em 2012 e é uma iniciativa organizada anualmente pelo Gabinete de Saídas Profissionais da UC. O principal objetivo é potenciar a empregabilidade dos estudantes e diplomados da UC através do desenvolvimento das competências profissionais, procurando facilitar a sua transição da universidade para o mercado de trabalho.

Partilhe