Prémio Ana Maria Rodrigues para melhores teses em Contabilidade e Finanças

11 abril, 2019≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Biblioteca da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) recebe no sábado, 13 de abril, a apresentação pública do prémio Ana Maria Rodrigues. Com o objetivo de distinguir os melhores alunos do mestrado de Contabilidade e Finanças da FEUC, explica a co-coordenadora do curso, Susana Jorge, o prémio é ainda “o encerrar das homenagens” que foram feitas ao longo do ano após o desaparecimento de Ana Maria Rodrigues.

“Serve para prestigiar os alunos que já cá estão e para incentivar os que queiram vir”, adianta a docente da FEUC. Susana Jorge explica que o prémio que vai ser apresentado é também uma forma de atração de alunos para o mestrado, “não só da própria área de contabilidade e finanças, mas de outras áreas, como direito, engenharia ou letras”. De acordo com a responsável, qualquer um que “queira constituir empresa, saber de bases de contabilidade e fiscalidade, direito das sociedades, desde saber criar uma sociedade anónima ou fazer empresa em nome individual, mesmo que não tenha formação de base em contabilidade” pode encontrar no programa do Mestrado em Contabilidade e Finanças da FEUC várias disciplinas de homogeneização que “permitem a quem vem de outras áreas ter conhecimentos base para depois avançar”.

Após um ano de atividades de homenagem, em que se incluem uma conferência científica e o lançamento de um livro, junta-se assim o prémio com o nome da docente que foi uma das fundadoras do curso de mestrado na Faculdade de Economia.

O evento conta ainda com uma tertúlia “Contabilidade para a Felicidade?”. De acordo com Susana Jorge, “a professora Ana Maria era uma pessoa «fora da caixa», que gostava de discutir coisas sérias de forma leve”. Com a tertúlia, a organização pretende assim retirar a imagem “estereotipada” da contabilidade, muitas vezes tida como “um tema chato, técnico e aborrecido”. “Creio que esse seria um tema que certamente a professora Ana Maria apreciaria”, afirmar a co-coordenadora do mestrado da FEUC.

Programa:
10h30-11h30 – Tertúlia «Contabilidade para a felicidade?»
Fátima Sol – Subdiretora da FEUC
Manuel Teixeira – Membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Contabilistas Certificados
Teresa Carla Oliveira – Professora de Gestão e Pessoas na FEUC
António Domingos – Gestor e Mestre em Contabilidade pela FEUC, orientado por Ana Maria Rodrigues
Susana Jorge – Professora de Contabilidade na FEUC e Cocoordenadora do Mestrado em Contabilidade e Finanças (moderadora)
11h30-12h00 – Breve apresentação do Prémio e assinatura dos protocolos
Apresentação: Elisabete Ramos – Professora de Direito Societário da FEUC
Participantes:
Fátima Sol – FEUC
Manuel Teixeira – Ordem dos Contabilistas Certificados
Paula Valente – Edições Almedina
12h00-12h30 – Aperitivo no átrio da Biblioteca da FEUC

Mais informações aqui.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe