Prémio UC | Bluepharma entregue ao projeto ProREGEN

Investigadoras do i3S vão receber 20 mil euros para desenvolver terapia inovadora para lesão medular

28 junho, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Com o objetivo de contribuir para a divulgação e reconhecimento da investigação científica na área da ciência da saúde em Portugal, o prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra 2018 foi hoje, 28 de junho, entregue ao projeto ProREGEN.

O projeto vencedor, desenvolvido por Mónica Sousa, Sara Sousa e Ana Rita Pinto Costa, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), vai receber um prémio monetário de 20 mil euros “para avaliar «in vivo» o potencial regenerativo da Profilin-1 (pfn1), uma proteína que regula a dinâmica do esqueleto celular, ativa após lesão”. “Este fundo vai ser utilizado para desenvolver uma terapia inovadora para lesão medular”, garantiu a investigadora Mónica Sousa.

Criado em 2003, o prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra foi reestruturado em 2015, com um novo conceito e amplitude. “Adaptámos a estratégia às necessidades da sociedade”, explicou o presidente do Conselho de Administração da Bluepharma, Paulo Barradas Rebelo. “Era muito importante premiar, não só o trabalho científico, mas também algo que pudesse refletir-se na sociedade, para criar valor”.

Em 2018, foram 23 as equipas de investigação que concorreram ao prémio, entre equipas nacionais ou internacionais, sempre com presença de investigadores portugueses.

Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra 2018

Sobre o projeto ProREGEN vencedor do prémio inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra, veja aqui.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe