Prémio UC | Bluepharma entregue ao projeto ProREGEN

Jun 28, 2018

Investigadoras do i3S vão receber 20 mil euros para desenvolver terapia inovadora para lesão medular

PartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someone

Prémio UC Bluepharma 2 KP2018
João Gabriel Silva e Paulo Barradas Rebelo com Mónica Sousa, Sara Sousa e Ana Rita Pinto Costa
Fotografia: © UC | Karine Paniza

Com o objetivo de contribuir para a divulgação e reconhecimento da investigação científica na área da ciência da saúde em Portugal, o prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra 2018 foi hoje, 28 de junho, entregue ao projeto ProREGEN.

O projeto vencedor, desenvolvido por Mónica Sousa, Sara Sousa e Ana Rita Pinto Costa, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), vai receber um prémio monetário de 20 mil euros “para avaliar «in vivo» o potencial regenerativo da Profilin-1 (pfn1), uma proteína que regula a dinâmica do esqueleto celular, ativa após lesão”. “Este fundo vai ser utilizado para desenvolver uma terapia inovadora para lesão medular”, garantiu a investigadora Mónica Sousa.

Criado em 2003, o prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra foi reestruturado em 2015, com um novo conceito e amplitude. “Adaptámos a estratégia às necessidades da sociedade”, explicou o presidente do Conselho de Administração da Bluepharma, Paulo Barradas Rebelo. “Era muito importante premiar, não só o trabalho científico, mas também algo que pudesse refletir-se na sociedade, para criar valor”.

Em 2018, foram 23 as equipas de investigação que concorreram ao prémio, entre equipas nacionais ou internacionais, sempre com presença de investigadores portugueses.

Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra 2018

Sobre o projeto ProREGEN vencedor do prémio inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra, veja aqui.

 

Marta Costa e Karine Paniza

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »