Proaction Lab, laboratório que vai criar “mapa do cérebro”, está oficialmente inaugurado

25 junho, 2019≈ 3 mins de leitura

O Proaction Lab (Laboratório de Percepção e Reconhecimento de Objetos e Ações) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra acaba de inaugurar as suas novas instalações.

Para o diretor do laboratório, Jorge Almeida, trata-se “de um dia muito importante”. Com este laboratório “estamos interessados nos processos que levam a que reconheçamos objetos”, adianta o também investigador do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), “isso é feito através de ressonâncias magnéticas, técnicas de estimulação neuronal, e também com uso de experiências comportamentais”, acrescenta.

Jorge Almeida considera que se trata de um “projeto arriscado” mas não tem dúvidas de que “nos próximos cinco anos vamos tentar chegar aquilo a que nos propusemos”.

Para o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, o Proaction Lab “é um bom exemplo daquilo que a universidade deve fazer e replicar”. Para o responsável, “a Universidade de Coimbra tem de ser uma universidade de investigação” e é com projetos como este que se leva a instituição para um patamar mais elevado.

Recorde-se que, através do projeto ContentMAP – que pretende estudar como o cérebro reconhece objectos do quotidiano e de que forma esta informação está organizada, criando um “mapa do cérebro”– o Proaction Lab recebeu, no ano passado, um financiamento de 1,8 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação (ERC – European Research Council), a maior e mais prestigiada entidade continental de financiamento de investigação científica. O financiamento veio permitir um reforço, tanto ao nível de instalações e equipamentos de trabalho como da constituição de uma equipa de investigação de cariz internacional. Atualmente a equipa é formada por cerca de vinte elementos.

F. Fernandes e Milene Santos

 

 

 

Notícias relacionadas:

Investigador da UC recebe 1,8 milhões de euros do European Research Council para desenhar um ‘mapa do cérebro’

Proaction Lab: UC inaugura laboratório de investigação em Psicologia

Partilhe