Projeto INSCRIÇÃO e o universo literário de Camilo Pessanha

19 março, 2015≈ 3 mins de leitura

O Projeto Inscrição integra um conjunto de atividades de investigação artística através da comunicação entre as artes performativas, visuais e literatura. No seu núcleo de análise está não só a vida e a obra literária de Camilo Pessanha como também os movimentos literários do Simbolismo ao Futurismo. O projeto é uma coprodução entre os grupos DEMO e ARARA e foi desenvolvido por Gil Mac, cofundador e membro do grupo DEMO.

O coletivo chamado DEMO (Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico) foi fundado em 2010, da união de artistas com formação individual em diferentes áreas e uma formação comum em teatro pelo CITAC (Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra). Por outro lado, a Oficina ARARA também nasceu em 2010, e é um espaço para a experimentação na produção de cartazes e livros, com uma forte relação com o desenho.

O projeto engloba uma programação extensa. Entre as atividades incluídas estão a Exposição “Inscrição”, que foi inaugurada sábado, 14, no Círculo de Artes Plásticas (CAPC) e a performance “Oráculo”, que promete uma viagem pela vida e obra de Camilo Pessanha, a 15 e a 22 de março no Museu Nacional de Machado de Castro. Também estão previstos os espetáculos “Do Simbolismo ao Futurismo: 100 anos de Orpheu”, a 26 e 27 de março na Real República Prá-Kys-Tão, e “Hidra & Orpheu”, a 9 e 10 de abril no Salão Brazil. O primeiro propõe um encontro com as primeiras vanguardas artísticas e o segundo inspira-se nos movimentos artísticos e literários entre o Simbolismo e o Futurismo, influenciado pelo poeta Camilo Pessanha na geração de Orpheu. Finalmente, o Projeto inclui ainda um ciclo de conferências e debates com o tema “De Pessanha a Pessoa: do Simbolismo ao Futurismo”.

Encontre toda a programação das comemorações dos 725 anos da UC aqui.

 

Reportagem realizada por Ana Zayara e Mariana Rodrigues, estudantes de Jornalismo da Faculdade de Letras da UC

Partilhe