Que futuro para a Universidade, que Universidade para o futuro?

Dia de reflexão tem lugar na Sala do Carvão da Casa das Caldeiras na sexta-feira, 18 de novembro, a partir das 9 horas.

17 novembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

O Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC) convida toda a comunidade para o participar do Dia da Reflexão com o tema “Que futuro para a Universidade, que Universidade para o futuro: contributos para um debate necessário”. “É necessário que o Conselho Geral não fique fechado no seu casulo mas que saia para falar com a comunidade académica e não só, propondo temas para a reflexão”, explica o membro do Conselho Geral e docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, Ernesto Costa.

A Casa das Caldeiras recebe o debate na sexta-feira, 18 de novembro, a partir das 9 horas. O objetivo é pensar na missão da própria Universidade, ou seja, refletir sobre o local onde se cria, difunde e valoriza o conhecimento, reforça a organização.

O Dia de Reflexão está organizado em 4 painéis: o primeiro sobre a criação e a difusão, ou seja, sobre a investigação e sobre o ensino na UC; outro painel sobre a valorização não apenas económica mas também a valorização social do conhecimento; o terceiro procura discutir como é que a universidade e a sociedade dialogam nos dias de hoje, e o último painel projetado para o futuro.

“Queremos aprofundar a discusão dos caminhos que a universidade deve percorrer e para isso convidámos uma série de pessoas externas à Universidade para os ajudar nessa reflexão”, acrescenta Ernesto Costa.

Vão estar presentes no debate Maria de Belém Roseira, António Hespanha, Júlio Pedrosa, Sérgio Simões, João Carraça e Emílio Rui Vilar, entre outros.

Veja aqui o programa completo do Dia de Reflexão promovido pelo Conselho Geral da UC, “Que futuro para a Universidade, que Universidade para o futuro: contributos para um debate necessário”:

Programa_Dia de Reflexão_18nov2016

Partilhe