Real Gabinete Português de Leitura visita a UC

13 janeiro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Acho muito bom poder dizer alguma coisa sobre o Real Gabinete Português de Leitura (RGPL) aqui em Coimbra”. Foi com essa nota inicial que Gilda Santos  começou a palestra intitulada  – Do Real Gabinete Português de Leitura. Memórias e Perspectivas. “Afinal de contas, a Biblioteca da Universidade de Coimbra e a Biblioteca do Real Gabinete são consideradas por muitas avaliações como as mais bonitas do mundo. Nisso irmanam-se”, afirma a vice-presidente do RGPL do Rio de Janeiro.

 

real gabinete portugues de leitura

Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro

 

Desde 2001, existe no Real Gabinete um polo de pesquisas Luso-Brasileiras, e “a partir daí já se conseguiram vários apoios e várias realizações importantes” como, por exemplo, a digitalização do acervo de manuscritos patrocinado pela Calouste Gulbenkian, conta Gilda Santos. E o mais recente projeto chama-se O Real em Revista, que ganhou o apoio da empresa brasileira Petrobrás.

Foi assinado, em 2014, um protocolo de cooperação entre o Real Gabinete Português de Leitura e o Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra com o objetivo de promover as atividades de investigação e transferência do conhecimento.

A palestra teve lugar a 12 de janeiro, na sala Visconde da Trindade (Edifício da Biblioteca Geral) da Universidade de Coimbra.

 

Partilhe