RUC comemora 31 anos no ar com concerto de Lubomyr Melnyk

Inserido no aniversário, a RUC vai promover ainda o projeto "Memórias", que engloba cinco grandes entrevistas com personalidades da Universidade de Coimbra.

14 fevereiro, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Para assinalar 31 de existência, a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) convidou o pianista canadiano Lubomyr Melnyk para o concerto de aniversário. O espetáculo, marcado para 10 de março no Teatro Académico de Gil Vicente, vai começar com a apresentação do guitarrista de Coimbra, Marcelo dos Reis.

Como destaca o presidente da RUC, Francisco Coroa, Lubomyr Melnyk é conhecido por “construir a sua própria técnica de música contínua”. O pianista, que detém dois recordes do Guinness (consegue tocar 19 notas por segundo e toca ainda entre 13 e 14 notas por segundo durante uma hora), vai ainda realizar várias masterclasses, no Conservatório de Música de Coimbra, abertas à população. As sessões, marcadas para os dias 8, 9 e 10 de março, fazem parte do programa de aniversário da RUC e têm como objetivo “chegar mais perto da população”, adianta ainda Francisco Coroa.

Nos 31 anos, a RUC apresenta ainda o projeto “Memórias”, inserido na programação da 19.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra. A iniciativa, de acordo com o presidente da RUC, “prende-se com o espólio imaterial da UC”.

Através da escolha de cinco personalidades, Rui de Alarcão, José Gomes Canotilho, Ofélia Paiva Monteiro, Jorge Paiva e Alexandre Linhares Furtado, a Rádio Universidade de Coimbra quer ouvir “as memórias de cada um”, sublinha Francisco Coroa. A ideia, acrescenta o vice-presidente da RUC, Tomás Nogueira, é “responder à pergunta «Quem Somos?» invocando memórias não só sobre o percurso das pessoas mas também lançando desafios para o futuro”. As entrevistas vão ser feitas “em lugares marcantes” para cada um dos entrevistados e vão ser emitidas entre 23 de março e 20 de abril nos 107,9 FM.

A Rádio Universidade de Coimbra assinala o 31.º aniversário a 1 de março de 2017 e pode ser ouvida em 107,9 ou em www.ruc.fm.

 

Partilhe