RUC – há 30 anos em todo o lado

A Rádio Universidade de Coimbra assinala o 30.º aniversário com atividades que vão desde concertos, debates e exposições interativas, para além da música.

04 fevereiro, 2016≈ 5 mins de leitura

© UC | Rui Santos

Um sítio que é escola, é laboratório, é casa. E onde há mais de três décadas se experimenta e se faz rádio. Oficialmente, são 30 as primaveras que celebra a Rádio Universidade de Coimbra (RUC), em FM e online, de Coimbra para o mundo, um pouco por todo o lado. E é mesmo esse o tema que foi escolhido em 2016 para assinalar o aniversário da RUC – “Há 30 anos em todo o lado”. As comemorações, cujo programa foi apresentado em conferência de imprensa nas instalações da rádio na Associação Académica de Coimbra (AAC), arrancam já no sábado, 6 de fevereiro, com a exibição do documentário The Parkinsons: The Long Road to Nowhere, de Caroline Richards, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), seguida de concerto, no Salão Brazil. Mas a RUC promete muito mais festa.

O cimo das Escadas Monumentais vai receber uma emissão especial em direto, no dia de aniversário da RUC, a 1 de março. Já o dia 4 está reservado para o concerto de aniversário, com Manuel Göttsching que vai tocar o álbum E2-E4 no TAGV, com a primeira parte a cargo de Landforms. Em abril, é o Festival Santos da Casa que vai percorrer a cidade com vários concertos de música portuguesa.

 

 

Em Coimbra, a RUC é sintonizada em 107,9FM, em todo o mundo, pode ouvir-se através da página ruc.fm. Orgulhosa de ser uma “instituição única”, a RUC quis mostrar que, 30 anos depois, mantém um papel dinamizador enquanto “rádio-escola” e “espaço de liberdade”, afirma o presidente da administração, Guilherme Queiroz. Para as celebrar, e fazendo jus ao lema, foram feitas diversas parcerias, com muitas entidades locais e nacionais.

O responsável destaca o ciclo de debates que vai percorrer todo o mês de março em espaços como o Conservatório de Música de Coimbra, a 12 de março, com o tema “Onde está a Rádio em Portugal?”, o Teatro da Cerca de São Bernardo, a 19 de março com o tema, “Onde está o Ensino Superior em Portugal?”. A 26 de maço o debate realiza-se no Pavilhão de Portugal e o tema é “Onde está o poder local?”, a 2 de abril é o Exploratório que recebe o debate “Onde está a ciência em Portugal?” e, finalmente, a 9 de abril, em local a designar, o debate vai ser sobre “Onde estão os livros em Portugal?”. Também com o Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra, e ainda durante o mês de março, a RUC vai dar a oportunidade a escolas de terem uma “exposição viva, com workshops e visitas guiadas” a um estúdio de rádio funcional. No “Exploratório RUC”, os interessados pode ter uma primeira experiência de rádio”, explicou o responsável.

Guilherme Queiroz falou ainda do Prémio de Jornalismo Radiofónico RUC / Antena 1 / Antena 3, para jovens até aos 35 anos, que vai ser apresentado a 1 de março e que pretende dar a conhecer novos talentos da rádio. A reportagem vencedora, para além de receber um prémio monetário, vai ainda ser emitida nas três antenas. O objetivo é “celebrar 30 anos de formação em rádio, chamando todos os interessados pelo jornalismo em Portugal”.

Durante a conferência destacou-se ainda o projeto de lançamento de uma campanha de crowdfunding para a publicação de um livro comemorativo dos 30 anos da RUC. A obra tem como objetivo ser um “arquivo histórico, pessoal e emotivo das três décadas da rádio”, explica Inês Rodrigues, da equipa dos 30 anos da RUC. De acordo com a responsável, vai funcionar também como “arquivo fotográfico” de 30 anos de Rádio Universidade. Para além de ter a “vertente científica”, quer-se “contar a história da rádio”, não apenas através de datas e factos concretos mas também “através das vivências das pessoas e das histórias com que a rádio se cruza todos os dias”. Este é um desafio antigo que se vai concretizar no 30.º aniversário da RUC  com a ajuda de sócios, antigos e atuais, e com ouvintes e simpatizantes.

 

Conheça a programação completa aqui.

 

 

Partilhe