Sete mil anos de histórias para contar na República dos Galifões

A República dos Galifões celebra o sétimo milenário com uma programação variada que começa a 7 de março e se estende até 8 de abril.

07 março, 2017≈ 4 mins de leitura

A República dos Galifões está a comemorar o sétimo milenário. Quantos anos faz afinal? É simples: cada ano vivido numa república equivale a 100 anos, segundo uma máxima antiga. Assim, sete milénios são 70 anos.

A efeméride vai ser celebrada de 7 de março a 8 de abril com “um programa o mais abrangente possível”, segundo Tiago Mendes da República dos Galifões.

A sede da República dos Galifões recebe a festa de abertura oficial das festividades, a 7 de março a partir 22 horas. No dia seguinte, no âmbito do Dia da Mulher, realiza-se o encontro de Fado de Coimbra, em parceria com a associação Fado Hilário, “Coimbra é uma Mulher”.

Nos dias 9, 10 e 11 de março decorrem um conjunto de atividades, em parceria com a Associação Académica de Coimbra, que visam comemorar os 55 anos da Crise Académica de 1962.

O cante alentejano também vai ser lembrado, a 15 de março, com o encontro “Canto do Cante”, que visa homenagear a arte que é hoje Património Cultural Imaterial da Humanidade. Uns dias depois, a 21 de março, assinala-se o Dia Mundial da Árvore e Dia Mundial da Poesia que vão ser comemorados com a plantação de uma árvore e declamação de poesia.

O fado volta a estar em destaque no programa das comemorações do sétimo milenário a 26 de março com a atividade “Certame de Fado”, que vai juntar várias gerações de fado de Coimbra.

A 30 de março realiza-se um Arraial Solidário que tem como objetivo a recolha de bens para entregar a uma instituição de solidariedade social.

Quase a terminar as festividades, a 6 de abril, tem lugar um jantar com todas as Repúblicas dos país, nomeadamente, de Coimbra, Porto e Lisboa. A 8 de abril realiza-se a festa de encerramento oficial do sétimo milenário da República dos Galifões.

Estas são apenas algumas das muitas iniciativas que vão ter lugar durante o mês de celebrações. Pode acompanhar o programa e saber mais na página de facebook da República dos Galifões, aqui.

 

17097193_1344195189001602_4701354050508114241_o

Partilhe