Tem dúvidas sobre Coimbra, pergunte ao UChat

A aplicação foi desenvolvida no âmbito da cadeira de Processos de Gestão e Inovação da Licenciatura em Engenharia Informática da FCTUC.

07 janeiro, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

 Vem estudar na Universidade de Coimbra mas ainda não conhece bem a cidade? Tem dúvidas onde ficar, comer ou onde fica a farmácia mais perto? Para dar respostas, literalmente, a estas perguntas, um grupo de alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) criou a aplicação UChat.

O UChat tem como objetivo ajudar tanto os novos alunos de Universidade de Coimbra como os que estejam interessados em entrar. A ajuda é fornecida através de um “método fácil e rápido” de respostas a perguntas feitas pelos próprios estudantes. O utilizador faz uma pergunta, dentro de um sistema de mensagens, chamado chat bot, e o programa responde baseado em palavras chave.

“A nossa aplicação fornece respostas no momento, caso o programa saiba responder, caso contrário, as perguntas serão reencaminhadas para a equipa UChat e serão respondidas ao utilizador e acrescentadas à base de dados”, afirmam os estudantes. Assim, os alunos pretendem que, no futuro, o programa possa responder a utilizadores com a mesma dúvida.

O passo seguinte passa por “melhorar a base de dados” e ter cada vez mais utilizadores a utilizar o UChat Bot porque “quanto mais perguntas tiver, maior a base de dados”, acrescenta outro dos criadores, Rafael Neves. O que os alunos pretendem é “o bot tenha autonomia completa” para que deixe de ser necessária a intervenção dos programadores.

UChat está disponível na PlayStore desde 12 de Dezembro para todos os dispositivos Android. Desde essa altura, conta já com “cerca de 150 perguntas” revela João Silva. Da forma como foi criada a aplicação, o estudante confirma que “não há limites para o crescimento da base de dados” e conta com a participação de todos.

A equipa responsável pela aplicação é composta pelos estudantes Pedro Nunes, Madalena Santos, Rafael Neves, João Silva, João Almeida. A UChat Bot foi criada durante a disciplina de Processos de Gestão e Inovação da Licenciatura em Engenharia Informática da FCTUC.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe