“Três dias mundiais do teatro” no TAGV

26 março, 2019≈ 3 mins de leitura

O Dia Mundial do Teatro assinala-se a 27 de março, mas no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) esse dia desdobra-se em três e ainda junta um festival. Confuso? Nós explicamos.

Em torno do Dia Mundial do Teatro, regressa, passados dois anos desde a última edição e tomando a forma de  bienal, o Festival END – Encontros de Novas Dramaturgias e que vai ter lugar ao longo de três dias –  27, 28 e 29 de março –  com espetáculos, seminários, leituras, um debate e uma oficina.

Logo na quarta-feira, quando se assinala o Dia Mundial do Teatro, são muitas as iniciativas: às 11h00, no Café do TAGV é apresentado o Festival END; às 14h00, a Casa da Escrita acolhe o seminário “O que é um autor”, com Rui Pina Coelho, Lígia Soares e Olga Roriz (o seminário prolonga-se nos dias 28 e 29, às 11h00, no mesmo local); às 16h00 o espetáculo “Salomé” invade o Colégio das Artes e às 19h00 o Teatro Paulo Quintela da Faculdade de Letras recebe a criação de Sónia Baptista “I Call Her Will”.

O destaque do dia vai para a peça “Veneno”, com Albano Jerónimo, que sobe ao palco do TAGV pelas 22h00. O dia dedicado às artes de palco encerra às 23h00, na Casa das Caldeiras, com “Última Sessão”.

Nos dias seguintes o teatro continua a ser protagonista. Logo no dia 28, às 22h00, chega ao TAGV “Cinderela”, de Lígia Soares, e no dia seguinte, à mesma hora, “White Rabbit, Red Rabbit”, de Nassim Soleimanpor. Dia 29, às 17h00 o Café TAGV recebe o debate “O Ensino da Dramaturgia: Perspetivas Interdisciplinares”. Ao longo dos próximos três há muito mais a acontecer e o teatro é protagonista.

Saiba tudo no site do TAGV.

 

François Fernandes e Milene Santos
Partilhe