UC Business marca “ponto de viragem” na Universidade de Coimbra

06 dezembro, 2019≈ 6 mins de leitura

Há uma nova iniciativa na Universidade de Coimbra (UC) destinada a dinamizar a transferência de conhecimento e tecnologia da academia para as empresas: o UC Business, que assenta em três grandes eixos – “valor, investimento e parcerias”.

“A nossa ambição é que a Universidade de Coimbra seja reconhecida como um parceiro essencial para todo o tecido empresarial”, avança o Vice-Reitor da UC, Luís Simões da Silva.

Entre os objetivos do UC Business estão a oferta de serviços especializados às empresas; a promoção da articulação com Associações Privadas Sem Fins Lucrativos, e outras estruturas já parceiras da universidade com uma lógica mais rentável para ambas; e a definição de estratégias setoriais mais incisivas, permitindo um investimento seguro com retorno a médio e longo prazo. Para o Vice-Reitor “a eficácia em todas as áreas é um dos principais pilares, criando soluções específicas para o tecido empresarial e os demais parceiros”.

“Hoje é um dia muito importante para a Universidade de Coimbra, um ponto de viragem, hoje iniciamos o projeto que pretende dar o impulso extra entre a relação da Universidade de Coimbra com o tecido industrial”, acredita o Reitor da UC, Amílcar Falcão. De acordo com o responsável, a universidade tem sido, ao longo na última década, “uma das universidades portuguesas com mais interação com a indústria”.

Presente na apresentação do UC Business esteve também o Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, que reforçou o potencial da iniciativa. “É muito interessante para mim estar presente numa iniciativa que visa fortalecer as relações entre a Universidade e as empresas. Com a construção de uma estrutura que permite maior proatividade naquilo que é a capacidade de fornecer conhecimento que a universidade tem colocado a disposição das empresas e simultaneamente ter a capacidade de absorver aquilo que são as propostas das próprias empresas”, defende.

Durante a cerimónia foi lançado ainda o projeto “Académica Start UC – Ensino Secundário”, em conjunto com a Associação Académica de Coimbra (AAC). Para Nuno Mendonça, Coordenador do Projeto Especial UC Business, um dos pilares da UC são os alunos e “pela experiência das edições anteriores da Académica Start UC surgiu a semente de abrir essa oportunidade aos pré-universitários”.

Na sessão foi ainda assinado um protocolo de colaboração entre a Universidade de Coimbra e a empresa Tilray, líder global em pesquisa, cultivo, processamento e distribuição de cannabis medicinal.

 

 

Mais informações sobre o UC Business e Académica Start UC – Ensino Secundário:

 

Projeto “UC Business” transforma Universidade em parceira das empresas

“UC Business” é um projeto especial da Reitoria da Universidade de Coimbra que visa uma estreita articulação entre a Universidade e o tecido empresarial. Assumindo um posicionamento internacional, este projeto pretende que os investigadores da UC dinamizem a transferência de conhecimento e tecnologia para empresas, catapultando todo o know-how retido no ambiente académico.

Os principais vetores do “UC Business” passam por maximizar o valor para a Universidade de Coimbra, oferecendo serviços especializados às empresas, promover a articulação com Associações Privadas Sem Fins Lucrativos e outras estruturas já parceiras da universidade, com uma lógica mais rentável para ambas, e definir estratégias sectoriais mais incisivas, permitindo um investimento seguro com retorno a médio e longo prazo.

O “UC Business” é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, em estreita articulação com a Reitoria da Universidade de Coimbra, na dependência do Vice-Reitor Luís Simões da Silva, responsável pela área de ação Inovação e Empreendedorismo. O projeto tem como missão transformar a Universidade de Coimbra num parceiro essencial ao tecido empresarial e direciona-se para grandes empresas, PMEs, start-ups e spin-offs, assim como instituições de ensino.

 

“Académica Start UC – Ensino Secundário” desafia jovens para o desenvolvimento sustentável

O projeto “Académica Start UC – Ensino Secundário” é uma iniciativa da Universidade de Coimbra e da Associação Académica de Coimbra destinada aos estudantes dos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade com o intuito de sensibilizar para os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A iniciativa surge no âmbito da 4.ª edição do Projeto Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo, criado pela UC e pela AAC, com o objetivo de sensibilizar, educar e informar os estudantes desta universidade para a inovação e empreendedorismo.

A primeira edição do “Académica Start UC – Ensino Secundário” tem como objetivo desafiar os alunos a desconstruir a sua realidade, identificando um problema na comunidade, e a desenvolver uma ação de sensibilização sobre essa problemática. O intuito da primeira edição do projeto “Académica Start UC – Ensino Secundário” é formar cerca de 3500 estudantes, representando cerca de 1% dos alunos do ensino secundário em Portugal.

 

F. Fernandes e Karine Paniza

 

 

Sessão de Lançamento UC Business

Partilhe