UC recebe Ministra da Justiça no lançamento do livro sobre os 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal

Livro lançado na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra recolhe contributos de várias personalidades.

01 julho, 2019≈ 3 mins de leitura

“Este é um momento de grande simbolismo, com o lançamento de um livro com um tema tão relevante para a Humanidade”. O Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, definiu assim o lançamento  da obra “Pena de Morte – 150 anos da abolição da Pena de Morte em Portugal. Comemorações”.

“A fonte do que é universitariamente relevante é o estudo. E é o estudo a matriz de toda a investigação e ensino”. O presidente da Comissão Executiva das Comemorações, José de Faria Costa, acredita que “as datas relembram acontecimentos e os acontecimentos rasgam a História”. Depois de um colóquio e uma exposição, apenas para referir duas iniciativas do programa dos 150 anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal, “fomos estudar”. “O livro que hoje aqui deixamos é fruto desse trabalho”, sublinha o responsável.

Após a apresentação do livro, foi ainda evocado o antigo ministro da justiça, Augusto César Barjona de Freitas, e colocado na Faculdade de Direito da UC (FDUC) um retrato a óleo adquirido à família. De acordo com a Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, por ter tido “a iniciativa de, como Ministro da Justiça e dos negócios Eclesiásticos, propor às cortes a abolição da pena de morte para todos os crimes civis”, o antigo docente da FDUC, Barjona de Freitas é “uma figura ímpar do humanismo”. “Recordá-lo é respeitar a memória, o trajeto e a vocação humanista de Portugal”.

Veja aqui algumas fotos do evento:

Lançamento do livro "Pena de Morte - 150 anos da abolição da Pena de Morte em Portugal

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe