UC recebe Simulação da Conferência Internacional do Trabalho inédita em meio universitário

A iniciativa, que se realiza pela primeira vez na Europa e em contexto universitário, será transmitida em direto em www.uc.pt

13 outubro, 2016≈ 4 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Aprender a arte de negociar nem sempre é uma tarefa simples, principalmente quando o tema a ser negociado é a empregabilidade e a desigualdade na organização do trabalho. A parte técnica da negociação deve, portanto, ser dominada e aprimorada constantemente. Mas como?

Uma sugestão é através da simulação da Conferência Internacional do Trabalho (CIT), iniciativa inédita em meio universitário, tanto a nível nacional como europeu. A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) foi escolhida para responder ao desafio lançado pelo Centro de Estudos Sociais da UC e pela Organização Mundial do Trabalho (OIT-Lisboa), dando voz aos estudantes quanto à sua visão sobre o futuro do trabalho.

É uma oportunidade a nível académico absolutamente importante e a nível profissional

São 300 os alunos da UC que vão ter a oportunidade de participar da simulação da CIT – uma conferência que acontece com uma frequência anual e com a participação dos Estados membros da Organização Mundial do Trabalho (OMT). Os estudantes vão ser delegados e vão poder simular cada um dos papéis que a agência especializada das Nações Unidas recebe: trabalhadores, governo e empregadores.

“É uma oportunidade a nível académico absolutamente importante e a nível profissional também, porque é de interesse de quase todas as áreas e porque deve existir um compromisso social, cívico e cidadão das pessoas discutirem as questões do trabalho e do futuro do trabalho”, destaca Beatriz Caetana da Silva, doutoranda em Sociologia na FEUC e uma das dinamizadoras do evento.

“A própria reprodução do que é uma negociação entre empregadores, trabalhadores e governo é algo que vai preparar para a vida profissional para muitas áreas e muitas profissões diferentes” continua outro dos dinamizadores, Alfredo Campos. O estudante de doutoramento em Direitos Humanos na Área de Sociologia do Trabalho acrescenta que “esta é a oportunidade de ter uma formação do que é negociar”.

“Hoje em dia os estudantes são chamados para enriquecer muito o seu currículo mesmo antes de terem terminado sua licenciatura, essa é uma oportunidade”, conclui Alfredo Campos.

Também a 20 de outubro, o diretor-geral da OIT, Guy Ryder vai estar no Auditório da Reitoria da UC pelas 9 horas para uma conferência, inserida no programa da simulação.

Partilhe