UC simula condições atmosféricas do Rio de Janeiro para treino de atletas olímpicos

Ana Cabecinha, Jéssica Augusto, Nélson Oliveira ou Dulce Félix são apenas alguns dos atletas que vão passar pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC para avaliação e controlo de treino.

01 julho, 2016≈ 5 mins de leitura

A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (UC) e o Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (DEM/FCTUC)  estão a simular as condições ambientais a que vão estar sujeitos os atletas de alta competição no Rio de Janeiro.

A “colaboração foi estabelecida para aproveitarmos as competências complementares que existem nas duas instituições”, explica Manuel Gameiro, do DEM/FCTUC. O docente e investigador acrescenta que serve ainda para aproveitar “equipamentos e instalações”. “Estamos a recriar as condições do Rio de janeiro, quer em termos de temperatura, humidade e radiação”, explica Amândio Santos. O docente da FCDEFUC adianta que o trabalho desenvolvido passa por analisar vários parâmetros metabólicos que vão ser “determinantes na performance dos atletas” tentando “diminuir o impacto dessas condições através da manipulação, da hidratação e de conselhos”, refere.

Ana Cabecinha na FCDEFUC 01

Manuel Gameiro, Paulo Murta, Ana Cabecinha e Amândio Santos. Foto: UC | Marta Costa

 

Ana Cabecinha foi uma das atletas que esteve em Coimbra a realizar avaliação e controlo de treino. A atleta olímpica, 10 000 metros marcha, já apurada para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, afirma que “a parceria (com a UC) tem sido fundamental”. “É muito bom termos encontrado este tipo de acordo entre nós e a faculdade para podermos melhorar a nossa performance”, adianta a atleta que vai participar nas suas terceiras Olimpíadas.

Também Paulo Murta, treinador de Ana Cabecinha, sublinha que a relação com a FCDEFUC, que vem desde 2014, tem sido importante para o desenvolvimento de bons resultados. “A realidade não é a mesma mas é importante que o atleta tenha noção do que vai apanhar lá”, conta o treinador.

Quanto a expectativas para o Rio, Ana Cabecinha espera “trazer o melhor resultado”. Paulo Murta sublinha a mesma ideia: “as expectativas são as melhores”.

Jéssica Augusto FCDEFUC

Adélio Gaspar, Manuel Gameiro, Jéssia Augusto, Amândio Santos e Nogueira da Costa. Foto: UC | Ana Zayara

 

Também a maratonista Jéssica Augusto esteve na UC a realizar testes de controlo de treino. “Acabamos por ir já ambientados e preparados para correr”, destaca a atleta. Jéssica Augusto espera ainda que, ao treinar na sala preparada pela UC, “estar a altura para depois chegar ao Rio e não sentir tanta dificuldade”. Também António Nogueira da Costa conta que os objetivos principais da parceria passam por “prever que tipo de abastecimento é que será necessário para diminuir as perdas que a temperatura e a humidade irão provocar”. O treinador da atleta adianta ainda que “se trabalha a este nível para se conseguir o melhor (resultado) possível”. “Não seria possível se eles não nos apoiassem”, acrescenta Jéssica Augusto, referindo a parceria com a Universidade na preparação para os Jogos.

 

 

Fernando Pimenta, Emanuel Silva e João Ribeiro são outros atletas olímpicos que estiveram na FCDEFUC a fazer avaliações e testes de controlo de treino. Veja a reportagem aqui.

Partilhe