UC Transforma é o projeto pioneiro em Portugal lançado pela Universidade de Coimbra

A cerimónia de lançamento do projeto contou com a participação de diversas entidades parceiras e com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

17 novembro, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

No Dia Internacional do Estudante, a Universidade de Coimbra (UC) lançou um projeto pioneiro em Portugal: a UC Transforma. “Quando se vem para a UC, encontram-se duas universidades: a dos cursos, registada na A3Es. E outra, com os valores do humanismo, com desporto, cultura, empreendedorismo”, destacou o Reitor da UC, Amílcar Falcão. Com uma iniciativa como a UC Transforma, a Universidade pretende “valorizar ainda mais o papel social” que tem.

A UC Transforma é uma plataforma centralizada de voluntariado que pretende “agregar esforços e sinergias” e, ao mesmo tempo, “valorizar a participação” dos estudantes, acrescenta a Vice-Reitora para os Assuntos Académicos e Serviços de Ação Social, Cristina Albuquerque. A plataforma pretende aproximar projetos e voluntários, isto é, “conecta quem quer fazer o bem com quem precisa do trabalho voluntário”, sublinhou Fábio Silva, presidente do Movimento Transforma Brasil, uma das instituições que, juntamente com a Fórum Estudante e a UC, criaram o Movimento Transforma Portugal. A plataforma UC Transforma é uma das iniciativas que surge da parceria.

“Estudantes que querem ajudar estudantes”, reforçou o presidente da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC). De acordo com Daniel Azenha, a iniciativa surge como “oportunidade” e “não faria sentido a AAC não se associar”.

Para o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a importância da iniciativa estava visível. O responsável considera fundamental continuar a “estimular estas ações na comunidade académica”. “Queremos que seja um movimento. cada vez mais, o combate ao abandono escolar faz-se com ações complementares ao currículo formal”, adiantou.

Veja algumas imagens do evento aqui:

Lançamento do projeto-piloto UC Transforma

Notícia relacionada: /noticias/artigos/lancamento-do-projeto-piloto-uc-transforma-com-a-presenca-do-ministro-da-ciencia-tecnologia-e-ensino-superior/

Reveja a cerimónia completa aqui.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe