Um ano para celebrar António Fragoso

O programa do centenário da morte inclui 70 concertos, palestras, colóquios, exposições, a gravação de CD e a publicação de dois livros inéditos.

11 outubro, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Mais de 90 iniciativas, que incluem 70 concertos, 12 conferências, cinco apresentações de livros, entre muitos outros eventos que pretendem ser “não um recordar, mas sim um renascer de António Fragoso”. É assim que o presidente da Associação António Fragoso, Eduardo Fragoso, define o assinalar do centenário da morte do compositor português. In Memoriam António Fragoso tem início a 21 de outubro de 2017 e termina a 13 de outubro de 2018.

O primeiro evento tem lugar no sábado, 21 de outubro, com o concerto In Memoriam de António Fragoso. O espetáculo, revela Eduardo Fragoso, conta com a apresentação de uma peça inédita, descoberta há cerca de quatro meses. Ao piano vai estar Manuel Araújo, acompanhado da Orquestra do Atlântico e a direção de Artur Pinho Maria. O concerto acontece pelas 21h30 no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz. Ainda como destaque da programação, no dia de aniversário do compositor, 21 concertos simultâneos vão acontecer em toda a zona centro no dia 17 de junho de 2018.

“A nossa preocupação sempre foi, acima de tudo, de trabalhar o espólio de António Fragoso de maneira que as gerações vindouras tenham acesso fácil e integral à musica dele”, continua Eduardo Fragoso. O presidente da associação desvenda a edição de partituras, o lançamento de quatro discos e ainda uma dinamização especial para o ensino, tudo no âmbito do centenário.

A Universidade de Coimbra (UC) associa-se “com enorme satisfação” ao evento, frisou o reitor da UC, João Gabriel Silva, durante a apresentação da programação. “Uma das missões centrais da universidade é precisamente a participação na cultura e da sua disseminação no mundo”, acrescentou.

Mais informação e a programação completa podem ser encontradas aqui: http://www.antoniofragoso.com

 

Texto de: Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe