Um dia dedicado aos estudos brasileiros na UC

26 janeiro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Por ocasião do Doutoramento Honoris Causa de José Murilo de Carvalho, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) apresenta um dia de conferências sobre os estudos brasileiros na UC. A iniciativa realiza-se a 29 de janeiro, no Auditório da Reitoria da UC.

O diretor da FLUC adianta que, aproveitando a presença de “um dos mais iminentes vultos da historiografia brasileira” em Coimbra, faz sentido “estimular e divulgar, junto da comunidade académica, os estudos que, na nossa universidade, um grande número de pessoas está a realizar sobre o Brasil”. “Para se ficar com uma ideia do que são os estudos brasileiros em Coimbra e como rampa de lançamento para a criação de um grande doutoramento em Estudos Brasileiros na UC”, desvenda José Pedro Paiva.

 

 

Assim, durante um dia inteiro, o Auditório da Reitoria da UC recebe um ciclo de conferências dedicado aos estudos brasileiros. Temas como “a história, a literatura, a linguística, o direito ou as ciências sociais em geral” vão ser apresentados por docentes, investigadores e alunos de várias faculdades da UC, explica o diretor da FLUC.

José Murilo de Carvalho, doutorado Honoris Causa pela FLUC, vai ser o orador da conferência de abertura, que tem início pelas 9h30, com o tema “Três encontros não marcados com a UC”. Durante o resto do dia, as conferências estão divididas em três sessões. A primeira entre as 11h30 e as 13h30, já da parte da tarde, a segunda sessão realiza-se entre as 15 e as 17 horas, e a última sessão entre as 17h30 e as 18h30.

 

Estudos-Brasileiros_web

Partilhe