Um fim de semana dedicado ao empreendedorismo

10 outubro, 2014≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Entre 10 e 12 de outubro realiza-se a segunda edição do Startup Weekend Coimbra. Um fim de semana onde as ideias e as oportunidades de negócio andam lado a lado.

“Vai ser um curso intensivo de empreendedorismo”, explica Eduardo Costa, da MOVEin3, um dos organizadores do evento. O responsável adianta ainda que os participantes vão “ter uma rede de mentores de excelente qualidade para poder melhorar a sua ideia de negócio e trabalhá-la durante o fim de semana”. Mas o Startup Weekend Coimbra não é apenas para quem tem ideias. De acordo com Eduardo Costa, o evento possibilita aos participantes ganhar “novas competências e abrir o leque de conhecimentos” na área do empreendedorismo.

Vai ser um curso intensivo de empreendedorismo

Apesar de inicialmente contarem com 60 vagas, a organização sentiu a necessidade de abrir mais lugares, devido à grande procura. Agora, são cerca de 80 pessoas no total que vão colocar à prova ideias de negócio. Eduardo Costa revela que “quem trouxer projetos um pouco mais amadurecidos, para além de trabalhar com os monitores têm a possibilidade de, no final, expor a sua ideia perante um júri, composto essencialmente por investidores que, se gostarem, podem depois entrar em acordo com os promotores das ideias para desenvolver o projeto”.

O que diferencia o Startup Weekend de outros eventos semelhantes é o “follow up”, ou seja, três meses depois da iniciativa, os promotores vão “pegar nas ideias que foram trabalhadas durante o fim de semana, chamá-las ao IPN e saber qual o ponto da situação”. Eduardo Costa considera que é necessário “saber se tiveram alguma dificuldade em concretizar a ideia ou a empresa e qual a ajuda que necessitam”. O objetivo é que os projetos “não se percam e os promotores possam ser ajudados a atravessar as dificuldades que o caminho vai apresentando”, conclui.

A organização do Startup Weekend é partilhada pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), a Divisão de Inovação e Transferência de Saber da Universidade de Coimbra (DITS/UC), a MOVEin3 e a jeKnowledge. O evento realiza-se na Aceleradora de Empresas do IPN, a TecBIS

O Startup Weekend Coimbra reúne empreendedores, empresários, investidores, parceiros e clientes das mais diversas áreas, desde as tecnologias da informação, às ciências da vida, a biotecnologia ou as energias renováveis.

 

[sublimevideo settings=”youtube-id:XDPwM7N6IAY” width=”600″ height=”338″]

Partilhe