Um sábado dedicado à Física

As provas regionais das Olimpíadas Portuguesas de Física, em Coimbra, vão contar com a participação de cerca de 300 estudantes.

28 abril, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Uma prova teórica com questões objetivas e outra prática. É este o desafio de cerca de três centenas de estudantes da região centro que vão participar nas provas regionais das Olimpíadas Portuguesas de Física a 29 de abril no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Os vencedores vão ainda ter a oportunidade de participar nas Olimpíadas Ibero-americanas de Física (OIbF) e nas Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO).

As provas regionais, a cargo das três delegações da Sociedade Portuguesa de Física, vão decorrer em simultâneo em Lisboa, Coimbra, Porto, Funchal e Ponta Delgada, entre as 9h45 e as 13 horas.

Os concorrentes são alunos do 9.º ano, que concorrem em equipas de três elementos, e do 11.º ano, que concorrem a título individual. As três melhores equipas do 9.º ano e os dez primeiros classificados do 11.º ano ficam apurados para a final nacional da competição, que vai ter lugar em Lisboa, a 2 e 3 de Junho.

Após a final nacional, as equipas vencedoras no escalão do 9.º ano ficam pré-selecionadas para a Olimpíada Europeia de Ciência (EUSO 2019). Já os melhores classificados no escalão do 11.º ano ficam pré-selecionados para uma preparação a decorrer durante o ano letivo de 2017/2018 que os pode levar a representar Portugal nas IPhO e nas OIbF, organizadas em Portugal e em Porto Rico, respectivamente, em 2018.

Em 2016, a equipa portuguesa acumulou, nestas competições, uma medalha de prata, uma medalha de bronze  e cinco menções honrosas.

Ao mesmo tempo, está a decorrer a sessão de preparação dos alunos que vão representar Portugal em 2017 nas Olimpíadas Internacionais na Indonésia e nas Olimpíadas Ibero-Americanas na Colômbia. A sessão de preparação decorre no contexto da escola Quark! que é uma iniciativa do Departamento de Física da FCTUC destinado a promover a Física junto dos jovens portugueses. Consiste numa escola para estudantes dos 11.º e 12.º anos de escolaridade, provenientes de todo o país, combinando formação à distância e presencial.

Mais informações aqui e aqui.

Partilhe