Uma aplicação que diz onde estão os convívios dos carros da Queima – chegou o CoimVivio

A app já pode ser descarregada gratuitamente na Google Store.

09 janeiro, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

“Coimbra é a cidade dos estudantes e é caracterizada pela vida boémia” cujo auge chega com a Queima das Fitas. A preparação é feita, muitas vezes, com diversos convívios ao longo do ano, para recolher fundos para os carros do cortejo. Mas, para alguns, falta divulgação das festas. Foi com o objetivo de “promover os diversos convívios dos carros da Queima das Fitas” que surgiu a aplicação Android CoimVivio, explica um dos criadores da app, Renato Santos.

De forma automática, os eventos são carregados para o servidor da aplicação e apresentados de forma cronológica no dispositivo móvel. O utilizador pode, assim, saber que convívios estão a acontecer, onde e qual a comissão de carro está a ajudar. O grupo de alunos de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) incluiu “todos os carros da UC, do politécnico, do Instituto Superior Miguel Torga, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e também da Medicina Veterinária”, continua Renato Santos. O estudante acrescenta que estão ainda disponíveis informações sobre os “carros do próximo ano que já realizam convívios este ano”.

Apesar de não ter ligação com a Comissão Organizadora da Queima das Fitas, os estudantes falaram “com os diversos carros”, tendo uma resposta “muito positiva”, sublinha Renato Santos. “As comissões de carro não têm trabalho para fazer a divulgação”.

Lançada há menos de uma semana, o CoimVivio já conta com mais de 150 downloads e “o feedback é muito bom por parte de toda a gente”, destaca.

Os alunos desenvolveram a aplicação no âmbito da unidade curricular de Processos de Gestão e Inovação na licenciatura em Engenharia Informática da FCTUC. O grupo é constituído pelos estudantes Filipe Lopes, José Monteiro, Pedro Nolasco, Renato Santos, Roman Kernychyshyn e Simão Brito.

 

Marta Costa
Partilhe