Já são conhecidos os dez eventos ou atividades de promoção da cultura científica que vão receber financiamento da Universidade de Coimbra, no âmbito das comemorações dos 730 anos da instituição. A lista de iniciativas apoiadas foi anunciada esta semana, destacando-se pela originalidade e interdisciplinaridade.

Lançado no seguimento da reformulação da Semana Cultural da Universidade de Coimbra, promovida em 2019 – com a criação do ciclo de teatro e artes performativas Mimesis e do ciclo de música Orphika, e ainda com a reorganização dos eventos de promoção da cultura científica, sob a alçada do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III–UC) –, o programa de Apoio Financeiro para Eventos de Promoção de Cultura Científica 2020 dá agora os primeiros frutos. Entre os eventos e atividades apoiadas – cada um com 730 euros, valor evocativo do aniversário da UC –, estão iniciativas de investigadores de diversos centros de investigação e faculdades.

“Estas ações ou atividades são dez desafios muito interessantes, que cruzam diferentes áreas – como a astronomia, química, informática, neurociências, psicologia,, história, antropologia, medicina, biologia, … – que visam divulgar, de forma muito original e usando metodologias muito diferentes, a comunicação de ciência e a investigação que é realizada na Universidade de Coimbra”, destaca a Diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar e Vice-Reitora da UC para a Investigação, Cláudia Cavadas.

“Com os resultados deste concurso, temos finalmente construído o quarto pilar em que assenta a reorganização de toda a atividade cultural promovida diretamente pela Reitoria. Os 10 projetos que foram selecionados representam de forma notável o diálogo frutuoso que se pretende entre ciência e cultura”, acrescenta o Vice-Reitor da UC para a Cultura e a Ciência Aberta, Delfim Leão.

Os eventos ou atividades apoiadas, que deverão decorrer até final do ano, podem ser consultados no endereço: https://www.uc.pt/iii/Apoios/seriacao

Cada projeto apoiado seguiu os requisitos: promoção da cultura científica; divulgação do conhecimento produzido na UC; ter um carácter interdisciplinar (cruzando diferentes áreas do saber); originalidade; envolvimento de estudantes de doutoramento e/ou doutorados em início de carreira; dirigir-se a públicos diversos (não-especializados); e cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde.

 

Texto: Rui Marques Simões
Vídeo: Marta Costa e Karine Paniza

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »