Universidade de Coimbra apoia dez novas iniciativas de promoção da cultura científica até final do ano

19 junho, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Já são conhecidos os dez eventos ou atividades de promoção da cultura científica que vão receber financiamento da Universidade de Coimbra, no âmbito das comemorações dos 730 anos da instituição. A lista de iniciativas apoiadas foi anunciada esta semana, destacando-se pela originalidade e interdisciplinaridade.

Lançado no seguimento da reformulação da Semana Cultural da Universidade de Coimbra, promovida em 2019 – com a criação do ciclo de teatro e artes performativas Mimesis e do ciclo de música Orphika, e ainda com a reorganização dos eventos de promoção da cultura científica, sob a alçada do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III–UC) –, o programa de Apoio Financeiro para Eventos de Promoção de Cultura Científica 2020 dá agora os primeiros frutos. Entre os eventos e atividades apoiadas – cada um com 730 euros, valor evocativo do aniversário da UC –, estão iniciativas de investigadores de diversos centros de investigação e faculdades.

“Estas ações ou atividades são dez desafios muito interessantes, que cruzam diferentes áreas – como a astronomia, química, informática, neurociências, psicologia,, história, antropologia, medicina, biologia, … – que visam divulgar, de forma muito original e usando metodologias muito diferentes, a comunicação de ciência e a investigação que é realizada na Universidade de Coimbra”, destaca a Diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar e Vice-Reitora da UC para a Investigação, Cláudia Cavadas.

“Com os resultados deste concurso, temos finalmente construído o quarto pilar em que assenta a reorganização de toda a atividade cultural promovida diretamente pela Reitoria. Os 10 projetos que foram selecionados representam de forma notável o diálogo frutuoso que se pretende entre ciência e cultura”, acrescenta o Vice-Reitor da UC para a Cultura e a Ciência Aberta, Delfim Leão.

Os eventos ou atividades apoiadas, que deverão decorrer até final do ano, podem ser consultados no endereço: https://www.uc.pt/iii/Apoios/seriacao

Cada projeto apoiado seguiu os requisitos: promoção da cultura científica; divulgação do conhecimento produzido na UC; ter um carácter interdisciplinar (cruzando diferentes áreas do saber); originalidade; envolvimento de estudantes de doutoramento e/ou doutorados em início de carreira; dirigir-se a públicos diversos (não-especializados); e cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde.

 

Texto: Rui Marques Simões
Vídeo: Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe