Universidade de Verão 2019 – o início

Cerca de 400 estudantes do Ensino Secundário vão passar uma semana a conhecer e descobrir a Universidade de Coimbra. A UV2019 arranca a 21 de julho com atividades até 26 de julho.

21 julho, 2019≈ 4 mins de leitura

São 21 áreas do saber, desde a Medicina à Química, passando pelo Desporto, Direito ou Relações Internacionais. Há ainda atividades transversais, como uma tarde cultural na Associação Académica de Coimbra (AAC), um arraial ou uma Serenata. Durante uma semana, cerca de 400 estudantes do Ensino Secundário vão conhecer o ambiente académico, cultural e desportivo da Universidade de Coimbra. Começou mais uma edição da Universidade de Verão (UV).

a UV2019 é ver a Universidade de Coimbra de uma forma mais abrangente: é estudar, é desporto, é cultura, é tradição e é investigação

Alguns já decidiram qual o curso para onde querem ingressar, outros estão ainda a avaliar as várias opções e, por isso, escolhem experimentar várias áreas do saber: este ano uma, para o ano que vem, quem sabe, outra. Há até participantes que estão indecisos não com o curso, mas com a instituição de Ensino Superior, e querem fazer o máximo de iniciativas como a UV até chegar ao dia da candidatura. Todos, sem exceção, estão preparados para uma aventura.

A Vice-Reitora da UC, Cláudia Cavadas, deu as boas-vindas oficiais aos participantes, e espera “que uma grande percentagem, daqui a um ano, dois ou três, venham para a UC”. Para Cláudia Cavadas, a UV2019 é ver a Universidade de Coimbra “de uma forma mais abrangente: é estudar, é desporto, é cultura, é tradição e é investigação”. Sobre as expetativas para esta edição, a Vice-Reitora resume: “Que seja um bom momento para eles, que façam amigos e que voltem”.

A organização da UV2019 é realizada em parceria com a AAC. “É importantíssimo ter este tipo de iniciativas”, afirmou também o presidente da Direção-geral da AAC, Daniel Azenha. “Coimbra é uma cidade onde os jovens podem aprender, podem crescer e têm algo único, que é uma universidade e uma associação com a história que têm”. Para o dirigente estudantil, “mostrar o que é a cidade, a universidade e a AAC” é uma das bandeiras principais da UV.

Com estudantes provenientes de Norte a Sul do País, incluindo as ilhas, “o selo de qualidade [da Universidade de Verão da UC] é o passa-palavra”, reflete ainda a Vice-Reitora. Para além disso, Cláudia Cavadas destaca o apoio das Câmaras Municipais, que “acham que vir para a UV é uma mais-valia para as pessoas do seu concelho” e promovem a inscrição de vários alunos. Em 2019, a internacionalização também está presente, com estudantes do Brasil e estudantes portugueses com residência na Alemanha ou na Bélgica. A responsável da UC garante que é mais uma marca de que, na UC, “temos capacidade de ir buscar alunos de qualquer parte do País e do mundo. O objetivo passa por ir sempre mais longe”.

 

Veja algumas fotos do primeiro dia aqui:

Universidade de Verão 2019

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe