Universidade recebe novos alunos sem querer “ficar de fora numa responsabilidade que também é sua enquanto escola de saber”

Sessão de Acolhimento aos novos estudantes 2019/2020 decorreu no Auditório da Reitoria lotado. Reitor da UC fez vários anúncios referentes a medidas relativas ao meio ambiente.

17 setembro, 2019≈ 3 mins de leitura

Foram chegando, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Economia e Medicina. Pouco depois das 10 horas da manhã e já o burburinho era maior. Entravam calmamente também oriundos das Faculdades de Letras, Direito e Ciências e Tecnologia. E de Ciências do Desporto e Educação Física e Farmácia . Vieram os mais velhos, a acompanhar, com e sem capa e batina. Vieram docentes e funcionários. Foram poucas as cadeiras, muitos os novos alunos. Todos, sem exceção, prontos a começar a viagem que é o Ensino Superior na Universidade de Coimbra (UC) no ano letivo 2019/2020.

Foi assim, no Auditório da Reitoria da UC, que arrancou a sessão de acolhimento, com o Reitor da UC, Amílcar Falcão, e o presidente da Associação Académica de Coimbra, Daniel Azenha. Foi ainda lida a Carta de Princípios – Direitos e Deveres de um Estudante da UC, a cargo do Provedor do Estudante da Universidade de Coimbra, Paulo Peixoto, e apresentados alguns testemunhos de estudantes e antigos estudantes da UC.

Durante a sessão, foi destacada uma “dimensão fundamental da Academia de Coimbra” na “procura da construção de um mundo melhor pela força e iniciativa social”. “Pretendemos ser, até 2030, a primeira universidade portuguesa neutra em carbono. O primeiro passo será dado já em janeiro de 2020, com a eliminação total da aquisição e consumo de carne de vaca na nossa oferta alimentar nas cantinas universitárias”, anunciou o Reitor da UC. Amílcar Falcão defendeu ainda, durante a sessão, “a criação de formações e cursos vocacionados para a temática das alterações climáticas e economia verde, a expansão dos painéis solares pelos diversos pólos universitários, o descongestionar do excesso de trânsito na zona histórica, a criação de mais espaços verdes nas instalações universitárias e o revisitar das ementares alimentares nas cantinas”. “A Universidade de Coimbra já provou que não quer ficar de fora numa responsabilidade que também é sua enquanto escola do saber”, afirmou Amílcar Falcão.

 

Veja aqui algumas fotos da sessão de acolhimento:

Acolhimento geral dos novos estudantes da UC

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe