Vamos celebrar os 50 anos da chegada do Homem à Lua

Jul 9, 2019

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

moon-1527501_1920
Fotografia: © DR

O Instituto Pedro Nunes e a Agência Espacial Portuguesa vão assinalar em Coimbra os 50 anos da chegada do Homem à Lua com a realização do evento “Portugal New Space Evening: entrepreneurs meet space at the 50th anniversary of the man on the moon”. A iniciativa, que vai decorrer no dia 15 de julho, segunda-feira, a partir das 20h00, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, tem uma dimensão institucional e cultural. A entrada é gratuita e os bilhetes podem ser levantados no Teatro Académico Gil Vicente, de segunda-feira a sábado, das 17h00 às 22h00.

A sessão de abertura de “Portugal New Space Evening: entrepreneurs meet space at the 50th anniversary of the man on the moon”, marcada para as 20h00, é feita por Amílcar Falcão, Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, seguindo-se uma breve intervenção de Teresa Mendes, Presidente do IPN, e o lançamento de “Portugal New Space Entrepreneurship Initiative 2030” por Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Esta iniciativa visa criar para Portugal uma estratégia para mobilizar diversos setores da sociedade para o Espaço, potenciando novas oportunidades de cooperação institucional, industrial e internacional e contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e competitivas no mercado internacional.

A partir das 21h15, o pianista e compositor português Júlio Resende, apresenta um concerto de celebração do aniversário dos 50 anos do Homem na Lua, com um alinhamento formado pelos temas do seu novo álbum “Cinderella Cyborg”. Neste novo projeto, o músico “conta a história da relação do homem com a máquina e todas as coisas que esse amor pode gerar”, incluindo “Let’s go the moon again”, durante o qual o som do piano se funde com a gravação da voz de Neil Armstrong.

O Instituto Pedro Nunes coordena o Centro de Incubação da Agência Espacial Europeia em Portugal (ESA BIC Portugal), um dos 20 centros de incubação da Agência Espacial Europeia a nível europeu, onde são apoiadas startups que transfiram tecnologia espacial para setores terrestres, mas também novas empresas que pretendam entrar no mercado espacial comercial.

“Portugal New Space Evening: entrepreneurs meet space at the 50th anniversary of the man on the moon” tem o apoio da Universidade de Coimbra e do Teatro Académico de Gil Vicente, FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia, ANI-Agência Nacional de Inovação, Ciência Viva e MCTES-Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

Print

 

 

Ideias Concertadas

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »