Venda da pasta – 80 anos a levar estudantes à rua por uma tradição especial

Cerca de 30 estudantes acompanharam as 14 raparigas da Casa de Infância Doutor Elysio de Moura pelas ruas de Coimbra a vender réplicas das pastas, com as cores das faculdades da Universidade de Coimbra. A venda da pasta acontece há mais de 80 anos.

03 maio, 2019≈ 3 mins de leitura

José Miguel Rebolho é estudante de mestrado em economia e tem 22 anos. Foi um dos quase 30 estudantes da Universidade de Coimbra que acordou mais cedo no dia a seguir à Serenata Monumental da Queima das Fitas 2019 para participar numa das mais antigas atividades do programa tradicional da festa. A Venda da Pasta começou pelas 9h30 da manhã de sexta-feira, na Casa de Infância doutor Elysio de Moura e a partir daí, seguiram para as ruas da cidade, estudantes e as meninas da casa para vendar as tradicionais pastinhas com as cores das faculdades.

“Participar na venda da pastinha traz benefícios para o nosso coração”, conta José Miguel Rebolho. O estudante da Faculdade de Economia da UC conta que é, “na verdade, um sentimento de auto-realização, ver que estas crianças estão felizes e que as podemos ajudar de uma maneira direta, não só estar perdidos no meio da queima”. A terminar o último ano do curso, o estudante afirma que “este tipo de atividade é fantástica para conhecer a cidade e gente nova”. José Miguel Rebolho acredita que, enquanto atividade tradicional, também “faz parte da Queima, e um estudante deve viver a cidade na íntegra”.

venda da pasta 2019 03 KP

“Hoje é um dia muito especial”, conta Alice Rodrigues. Com 16 anos, é uma das meninas da Casa de Infância doutor Elysio de Moura e participa pela primeira vez na Venda da Pasta. “É um momento em que se sente exatamente qual é o espírito estudantil de Coimbra”, conta. “Conhecemos novas pessoas e estamos em contato com pessoas mais velhas que têm sempre algo para nos ensinar”, sublinha.

De acordo com a organização, participaram 26 estudantes e 14 jovens da Casa de Infância na edição 2019 da Venda da Pasta. Para saber mais sobre a Queima das Fitas 2019, veja aqui.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe