Venda da Pasta e Verbena com novas datas

As inscrições para a edição de 2016 da atividade podem ser feitas na AAC ou na Casa de Infância Elísio de Moura.

05 maio, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Seguindo a tradição da Queima das Fitas (QF), em 2016 os estudantes voltam a ser chamados a participar nas atividades tradicionais para apoiar a Casa de Infância Doutor Elísio de Moura. Com novas datas, a Venda da Pasta e a Verbena têm como objetivo principal desenvolver “uma maior ligação com a cidade e com os habitantes da cidade, não só com os estudantes”, afirma Inês Costa, comissária da Tradição da Comissão Organizadora da QF 2016.

As iniciativas como a Venda da Pasta e a Verbena “têm vindo a ser esquecidas”. Assim, a organização tomou medidas para o evitar. Uma dessas medidas foi a antecipação da Venda da Pasta para o dia 6 de maio, logo no início da festa, ao contrário de edições anteriores, onde se realizava na manhã após o Cortejo o que afastava muitos de participar. Durante a atividade, estudantes universitários acompanham crianças da Casa de Infância Doutor Elísio de Moura pela cidade, durante uma manhã e uma tarde, a “vender pastas feitas por elas ao longo do ano”, explica a comissária. A estudante da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação adianta ainda que, para facilitar as deslocações pela cidade, foi estabelecido um protocolo com os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

 

 

Também a Verbena vai sofrer algumas mudanças. “Este ano vamos reformular os moldes”, afirma Inês Costa. A principal diferença fica por conta da participação de mais instituições no evento. Assim, para além da Casa de Infância Doutor Elísio de Moura, também vai estar presente a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) com a atuação do 5ª Punkada, grupo de Rock da APCC. Atividades culturais para as crianças também não vão faltar. A organização planeou a realização de “jogos tradicionais e jogos de sensibilização”. O objetivo é, de acordo com Inês Costa, que “as crianças se coloquem no lugar do outro e verem como por vezes pode ser difícil ultrapassar os obstáculos”, conclui Inês Costa.

As inscrições para os estudantes que têm interesse em participar da Venda da Pasta e da Verbena estão abertas e podem ser feitas na Associação Académica de Coimbra (AAC) ou na Casa de Infância Doutor Elísio de Moura.

 

Reportagem de Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Partilhe