Viajar pelo mundo da poesia de António Amaral Tavares

O evento tem lugar a 11 de abril no Teatro Paulo Quintela, na FLUC, pelas 18 horas.

08 abril, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A proposta da Associação ReCriar Caminhos para celebrar o Dia Mundial da Poesia, que se assinalou a 21 de março, é uma viagem. “A Viagem – Leitura de Poesia” acontece a 11 de abril, no teatro Paulo Quintela da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), com leitura de poesia de António Amaral Tavares a partir das 18 horas. A iniciativa insere-se na programação da 21.ª Semana Cultural da UC e na celebração do décimo aniversário da ReCriar Caminhos.

Com a missão de dar “apoio ao desenvolvimento vocacional, formação e inclusão de pessoas com esquizofrenia”,a associação tem em vista a reabilitação psico-social. Por isso mesmo, a ligação entre a ReCriar e o evento “tem tudo a ver”, afirma uma das dinamizadoras, Graça Capinha. “Eu diria mesmo que toda poesia tem a ver com isso, uma maneira de nos reintegrarmos no mundo, de olharmos para ele de outra maneira”, explica.

“Devemos olhar para o mundo com uma certa estranheza e começar a perceber que aquilo que muitas vezes consideramos como a verdade absoluta tem de ser permanentemente questionado”, sublinha Graça Capinha. “É isso que os poetas fazem”. Para a dinamizadora, o trabalho do António Amaral Tavares e a “relação das obras com a Associação ReCriar Caminhos faz todo sentido”.

Durante “A Viagem – Leituras de poesia”, Graça Capinha desvenda que vão existir “muitos momentos de luz”. A também docente da FLUC acrescenta que “o trabalho dos atores com a encenação de Ricardo Kalash e o trabalho de adaptação dramatúrgica, está realmente um trabalho muito interessante”, finaliza Graça Capinha.

A acompanhar a leitura das obras de António Amaral Tavares, no átrio do teatro vai ser apresentada uma exposição de livros e cartazes comemorativos dos dez anos da associação ReCriar Caminhos.

Mais informação sobre o evento aqui.

 

Conheça toda a programação da 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra aqui.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe