Visita do Ministro brasileiro reforça os laços entre o Brasil e Portugal

11 setembro, 2015≈ 3 mins de leitura

A passagem do patriarca da independência do Brasil, José Bonifácio de Andrada e Silva pela Universidade de Coimbra (UC) foi o mote para a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação brasileiro, Aldo Rebelo.

pude testemunhar o zelo com que a Universidade procura proteger e preservar essa memória

Descobrir as obras científicas e de investigação da autoria de José Bonifácio, que também  foi aluno, professor e investigador da UC, é um dos objetivos de Aldo Rebelo. O ministro visitou ainda alguns espaços da UC, e viu de perto documentos pessoais que apenas podem ser encontrados nos arquivos da Universidade de Coimbra, como o diploma de licenciatura de José Bonifácio ou o seu certificado de doutoramento gratuito.  “A valorização da própria figura do José Bonifácio aqui na Universidade amplia os compromissos de Portugal com o Brasil e pude testemunhar o zelo com que a Universidade procura proteger e preservar essa memória”, sublinha Aldo Rebelo.

“O projeto da coleção de obras completas de José Bonifácio só é viável com uma participação de Portugal, e especificamente da UC” destaca o ministro, uma vez que a maior parte da obra, principalmente a científica, está na UC. “Sei que é possível, com a cooperação da Universidade de Coimbra, completar a obra de José Bonifácio e estabelecer um roteiro pra que essa obra também seja recolhida das viagens que ele realizou por vários países da Europa”, revela.

O Reitor da UC, João Gabriel Silva, que acompanhou o ministro durante a visita ressaltou que José Bonifácio “deixou uma grande marca científica na Universidade de Coimbra.” Já Aldo Rebelo reforça a ideia de que os laços entre o Brasil e a Universidade de Coimbra “não apenas permaneçam, e se perpetuem como se fortaleçam cada vez mais.”

Partilhe